1789
1789 A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a Independência do Brasil.
Pedro Doria
RESENHA

No coração pulsante da Inconfidência Mineira, há mais enredos e emoções do que um filão de ouro escondido nas montanhas de Minas. Pedro Doria, com sua maestria literária, escancara as entranhas desse período e nos brinda com "1789: A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a Independência do Brasil". 💥 Um convite visceral para visitarmos esse caldeirão fervente de paixões, traições e ideais.
Doria não poupa na descrição dos personagens - verdadeiros heróis e vilões de uma época que até então repousava como ruína histórica. Você vai se sentir com raiva desmedida ao descobrir que por trás do mártir Tiradentes, esvaecia-se uma rede de interesses contraditórios e figuras ambíguas, onde os poetas daqui ousavam sonhar em chamas uma terra sem correntes. Liberdade! 🤯 Será que você suportaria a opressão e a sede por liberdade como eles?
O destaque do livro reside em sua capacidade de transformar as frias páginas da história em um épico dignamente cinematográfico. Quando ficamos cara a cara com os contrabandistas, a excitação emanada nos empurra para um misto de revolta e cumplicidade. Você TAMBÉM faria o mesmo por independência, por uma esperança?
Ao rever figuras como Cláudio Manoel, Gonzaga e os Jegues de Ouro, o cenário da Inconfidência é pincelado como uma roda-gigante de emoções 🎡. As ações, tão intensamente humanas, revelam medos profundos, ambições desmedidas e uma coragem quase suicida.
A força desse relato histórico abala nossas próprias concepções de brasilidade. A intensidade como ele te pressiona contra as fornalhas ardentes da época é algo IMPERDÍVEL e transformador! 🔥 Voce vai sair da leitura despido de tabus e preenchido com a audácia daqueles tempos - tempos em que sonhar era uma afronta.
Entre as críticas e opiniões deixadas por leitores, há um denominador comum: ninguém sai ileso. Seja a professora Cláudia de Belo Horizonte que sentiu "um misto de vergonha e orgulho" ou o historiador Marcelo de São Paulo que chamou a análise de Pedro Doria de "um ataque direto ao conformismo", o eco da tentativa de retificação histórica reverbera alto.
O que realmente é mais fascinante é constatar a transversalidade da obra. Não se trata apenas de uma crônica política. É um buldozer emocional 🚜 que te imprime zelo pela história. Doria inunda o livro de detalhes que revolucionam qualquer raciocínio superficial sobre a nossa Independência e esses vultos do passado passam a tragar um elixir de relevância indiscutível.
Entremeado de sarcasmo e verdade brutais, Pedro Doria nos proporciona a leitura como uma jornada na montanha russa de sentimentos intensos - um culto a profundidade do entusiasmo 💥🔥.
Colocar esse livro nas mãos é como retornar do campo de batalha com a bandeira esfarrapada, mas vitoriosamente esperançoso. Se é história que te arrebata, em 1789 ela te amarra e te lança, gritando, num redemoinho de emoções! E te asseguro - você não vai querer sair dele. 😱🔥
📖 1789 : A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a Independência do Brasil.
✍ by Pedro Doria
🧾 320 páginas
2017
E você? O que acha deste livro? Comente!
#1789 #historia #tiradentes #contrabandistas #assassinos #poetas #sonharam #independencia #brasil #pedro #doria #PedroDoria