A invenção das mulheres
Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero
Oyèrónke Oyewùmí
RESENHA

🌍 De repente, o conceito de gênero à sua maneira parece ser uma ideia inquestionável, uma verdade universal. Agora, tente mexer nisso - imagine redes fazer vibrar, choques de revelações, desconstruções arrasadoras. Bem-vindo à inquietante maravilha trazida por Oyèrónke Oyewùmí: "A Invenção das Mulheres: Construindo um Sentido Africano para os Discursos Ocidentais de Gênero". ⚡️
📣 Este livro é uma dinamite intelectual queimando em suas mãos. Oyewùmí, com uma ousadia feroz, destroça a perspectiva ocidental estática de gênero, te sugando para o caldeirão em ebulição da epistemologia africana. Aqui, o patriarcado ocidental balança, preocupado. Quem você pensava que eram "as mulheres"? Prepare-se para descartar noções ancestrais, porque este livro é um tufão que varre generalizações e preconceitos.
Oyewùmí observa a sociedade Yoruba e desvela suas intrincadas dinâmicas sociais, onde atrações hierárquicas de gênero simplesmente não subsistem. Armado com contextos históricos e culturais esmagadores, cada página é um convite ao insubordinável. Surpreenda-se ao descobrir que a noção estrita de "mulher" como gênero é fundamentalmente questionada e a fluidez das funções sociais adquirem novas cores. Você sente os neurônios colidirem? Eu também.
Narrando com uma profundidade inédita, este livro é como aquele amigo brutalmente honesto que não vê limites; que te levanta pelos ombros e sacode para que percebas os pilares invisíveis que sustentam suas crenças. 📚 Ouvi relatos de leitores como você, que sentiram seu chão desmoronar ante argumentos robustos e perturbadores - e eles adoraram. Com didática implacável, Oyewùmí nos arrota: pare de olhar para o mundo com lentes ocidentais embaçadas.
"O que eu pensava saber sobre gênero voa pelo palco?" É uma pergunta que parecerá insignificante depois deste enfrentamento literário. Alegria, fúria, angústia e iluminação - são disparadas como flechas enquanto viscera cultural Yoruba, Oyewùmí nos obriga 🚀- sim, nos obriga! A refleXÃO emotiva é perpétua. Lembra do axiomático "universo paralelo"? Este é o tal impactado numa cosmologia refletida em gênero de outro ângulo.
E quando falamos de intelectuais que beberam desta fonte, figuras como a acadêmica Audre Lorde reinterpretam paixões e Kirkegaard mergulha em estragos devastadores.
Conecte-se com discussedores argumentativos na essência das resenhas de influencers do saber: "Revolução do conceito gênero incrustrado"... "Custosa incision perigosa" transformativa... Mas cuidado com #polêmicas intensas!
Você acha que seu entendimento deve estar em constante evolução? Precisa. Você pode sentir agora uma pressão interna, uma tempestade iminente de esclarecimento pessoal? Claro. E vou garantir: o término deste livro ser sua entrada em novos reinos de saberes.
É isso. Um furacão de revolução identitária, armadilhas culturais destronadas e destino novo nas suas concepções. Por quê? Pois, Oyèrónke Oyewùmí quer você como aliado - livre, consciente e radicalmente perturbado! 🌪
📖 A invenção das mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero
✍ by Oyèrónke Oyewùmí
🧾 324 páginas
2021
E você? O que acha deste livro? Comente!
#OyeronkeOywumi