Anatomia e cinesiologia da dança
Princípios e exercícios para aperfeiçoar a técnica e prevenir lesões comuns
Karen Clippinger
RESENHA

Sentir o palco sob os pés, a música que entra pelo corpo como uma onda e encontrar na dança a expressão de quem você é. A euforia, a liberdade! 🌟 Mas ah, os perigos escondidos nas entrelinhas dos movimentos complexos, a sombra das lesões que espreitam a cada plié mal executado ou a cada salto audacioso. "Anatomia e cinesiologia da dança: princípios e exercícios para aperfeiçoar a técnica e prevenir lesões comuns", de Karen Clippinger, é aquela luz-guia nesse labirinto sinuoso da técnica perfeita e da proteção indispensável.
Estamos diante de uma obra que poderia ser um armamento sagrado nas mãos daqueles que se lançam na arte da dança. Imagine/melhor: não precisa imaginar! Quem sabe você já sentiu - o desequilíbrio, a estirpe muscular que prende sua respiração, os dois corações que são o seu e a sua paixão pela dança em conflito. 📉 É um misto de medo e êxtase, um jogo arriscado que você, ou qualquer bailarino, precisa jogar com maestria.
Karen Clippinger, com seu conhecimento vasto em anatomia, nos conduz por uma viagem inestimável. Aqui, não há espaço para achismos ou meias verdades. É uma descida vertiginosa aos bastidores dos músculos, ossos e articulações que embalam a dança. Um mergulho necessário que promete revolucionar sua percepção do próprio corpo.
Ocupando uma posição de destaque nesse universo, Clippinger não está sozinha em seu pedestal de importância. Ela ecoa influências notáveis e marca presença em diversos círculos acadêmicos e práticos. De fato, seu empreendimento na fisiologia do movimento encontrou paralelo e respaldo entre hinários da dança clássica e moderna. 💥 Jonas Kage, ex-diretor artístico do Ballet West, confessou ter reescrito sessões de treino de suas estrelas após navegar por essas páginas.
Quer você seja um neófito buscando os primeiros contatos ou um Amado Nervo da dança, esse tomo ressurge qual fênix encarnada. E cada conceito, cada insight técnico, é lançado de forma quase poética. Às vezes, a leitura parece uma coreografia verbal composta para despertar o que há de mais profundo no leitor: o entusiasmo visceral de se reinventar e evitar o infortúnio da lesão.
Não raro, as críticas profusas exaltam justamente essa dicotomia do livro. Pelos cantos do domínio cibernético, onde resenhistas tecem suas alabastrinas tramas de opiniões, o testemunho geral é um misto de fascínio e gratidão. No Goodreads, uma crítica pontual ponderou: "Eu nunca tinha visto alguém descortinar os aspectos técnicos da dança com tamanha eficácia e amor pela ciência do movimento. Guia indispensável".
E claro, o que corromperia este espetacular voo sem um toque de resistência? Sempre há quem diga que a análise técnica demasiado rigorosa possa distanciar a beleza pura e a espontaneidade movidas pela alma do bailarino. Mas você, você sabe que a profundidade é a força berço de cada salto e a solidez cada giro sem tontura eternizada.
Quer percorrer os meandros da cultura do corpo com você sendo o maestro do quadro? Este livro te provoca, te lança o convite inexplicável e instigante. Sabe-se que Cristina Caprioli, professora dinamarquesa de dança, trabalhadora incessante da dança alucinada, ganha desta seriedade nova técnica advinda do mar de explanações: já pulsante e pronto para dominar seus ângulos mais sutis.
📅 Marque na sua agenda mental. Edifique essa sabedoria em seu repertório e não se permita uma vida de movimentos limitados. Se nossa história faz jus à mágica onírica que desfila na realidade protagonizada dentro de cada academia de dança, é que os segredos mais finos dos movimentos advirão deste manancial impactante, mais que necessário: essencial.
📖 Anatomia e cinesiologia da dança: princípios e exercícios para aperfeiçoar a técnica e prevenir lesões comuns
✍ by Karen Clippinger
🧾 432 páginas
2019
E você? O que acha deste livro? Comente!
#anatomia #cinesiologia #danca #principios #exercicios #aperfeicoar #tecnica #prevenir #lesoes #comuns #karen #clippinger #KarenClippinger