Resumo de Kimba: O Leão Branco - Volume 01, de Osamu Tezuka
Embarque na aventura de Kimba: O Leão Branco, descobrindo lições sobre amizade e responsabilidade na selva. Uma leitura emocionante e divertida!
domingo, 17 de novembro de 2024
Vamos falar de Kimba: O Leão Branco, esta pérola das aventuras felinas com uma mensagem ambiental que muitos preferiam apenas deixar para os gatos sussurrarem entre si. Neste primeiro volume, conhecemos o nosso herói peludo Kimba, que, por coincidência, não é um Leão Leão qualquer, mas sim o Leão Branco que está mais para o Rei Leão da Disney do que para o Cheshire Cat.
A história começa no africano e selvagem continente, onde Kimba nasce em uma selva que mais parece um parque de diversões ecológico. Ele é filho de um leão majestoso, mas, como toda boa história de herói, a tragédia não tarda a chegar. Seu pai, o rei das feras, morre logo de cara (spoiler, mas quem não espera isso?). Com seu majestoso pai fora de cena, Kimba se vê perdido e decide que ser leão não é só rugir e correr. Ele tem uma missão, ele quer levar paz e harmonia à selva - e arrancar um punhado de risadas de quem lê.
Com a ajuda de seus amigos - temos o destemido macaco, que poderia muito bem ter sido um stand-up comedian da floresta, e vários outros animais que também têm mais drama do que suas vidas seriam capazes de comportar - Kimba vai em busca de conquistar o respeito dos demais e aprender a ser um verdadeiro líder. Mas não pense que isso vai ser tudo em um dia. Kimba vai se meter em confusões que fazem com que você dê pulinhos no sofá, enquanto se pergunta como um leão pode ser tão inocente e tão cheio de determinação ao mesmo tempo.
Osamu Tezuka, pai do mangá moderno e maestro da animação, cria uma narrativa envolvente que permeia lições sobre amizade, responsabilidade e o meio ambiente. Há muitas reflexões sobre como os animais e os humanos podem viver juntos em harmonia, mesmo que a natureza dê alguns tapas na nossa cara para nos lembrar que temos que cuidar dela - e que às vezes, a vida é um baita de um circo, onde as regras da selva não são bem as mesmas que a gente tem na escola.
E sim, enquanto tudo isso acontece, temos também as principais batalhas internas de Kimba, que vai ter que lidar com vilões que não estão lá para brincar. O principal antagonista, um leão que não sabe nem o que é amor e só quer saber de dominar a selva, traz ação de sobra ao enredo, e faz com que Kimba tenha que se superar. Isso aqui parece mais um filme em que o Leão Rei se transforma em um monte de mesquinharias (cuidado, os fãs da Disney!).
É um volume que, apesar de sua simplicidade, entrega uma mensagem grossa como um tronco: a natureza é preciosa e devemos cuidar dela. Kimba, o leão que quer ser mais que um simples carnívoro, promete nos levar em uma jornada que mistura risadas, drama e um tantinho de suspensão de descrença - afinal, quem pensou que um leão poderia ter um coração tão grande?
Prepare-se para emocionar-se e rir ao lado de Kimba nesta viagem de autodescoberta, porque a vida é curta - e a missão de um leão pode ser mais do que apenas ser o rei da selva!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.