Resumo de Economia do Acesso e os Modelos de Negócios Baseados em Compartilhamento, Recorrência e Assinatura, de Rodrigo Dantas
Entenda como a economia do acesso e os modelos de negócios de compartilhamento e assinatura estão redefinindo o consumo contemporâneo com Rodrigo Dantas.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você acha que economia e diversão não podem andar de mãos dadas, é melhor se preparar! No livro Economia do Acesso e os Modelos de Negócios Baseados em Compartilhamento, Recorrência e Assinatura, o autor Rodrigo Dantas vem com uma explicação bem didática sobre como o consumo contemporâneo mudou e deixou de ser aquele modelo cansativo de comprar e guardar coisas que a gente nunca usa. É isso mesmo, querido leitor! O futuro é compartilhar, assinar e, quem diria, fazer economia!
Dantas começa explicando o conceito de economia do acesso, que basicamente é a ideia de que, em vez de você ter que comprar um produto, você pode apenas acessar o que precisa. Pense na Netflix: você não precisa comprar filmes, apenas assina e fica lá, maratonando tudo como se não houvesse amanhã. Aliás, quem precisa de um DVD, não é mesmo? Se você tem uma conta no streaming, tá tudo certo!
Avançando um pouquinho mais na leitura, o autor nos apresenta os modelos de negócios baseados em compartilhamento. Aqui você vai entender como as empresas, de forma bem esperta, estão aproveitando o que já existe. Com a famosa "economia colaborativa", você compartilha sua casa no Airbnb, seu carro no Uber e, em alguns casos, até suas roupas! Sim, você já pensou se isso fosse uma tendência? Prepare-se para colocar suas roupas mais antigas para rodar!
A narrativa foca também na recorrência, que é um conceito tão sedutor que você vai acabar se perguntando por que não pensou nisso antes. O modelo faz com que os clientes paguem mensalmente por serviços - é aquela história de pagar uma quantia todo mês pra ter um "vôo direto aos seus desejos". O resultado? Uma receita estável para as empresas e menos preocupação para os consumidores. E quem diria que economizar dando sempre uma olhadinha na conta do cartão poderia ser tão prazeroso?
E se você é do tipo que acha que o mundo ainda gira em torno de venda de produtos físicos, prepare-se para ter sua mente desafiada. Com a ampla discussão sobre assinaturas e como elas se tornaram parte da rotina dos consumidores, você logo verá que essa é a nova forma de consumo. Desde caixas de cervejas artesanais a cosméticos, o que não falta são opções de "receber algo na porta da sua casa e nem sair do sofá".
Rodrigo Dantas também não deixa de lado algumas dicas práticas para aplicar esses conceitos no seu próprio negócio ou na sua vida pessoal. Ele procura nos guiar por um caminho de inovação e adaptação, mostrando que, em um mundo onde a obsolescência programada e o consumismo desenfreado estão em alta, a sustentabilidade e a economia do acesso podem ser a resposta que a gente não sabia que precisava.
Em resumo, esse livro é praticamente um convite para não só entender a economia atual, mas também para abraçar uma nova filosofia de consumo. E quem sabe, assim, você não economiza um troco e ainda ganha um tempo para maratonar suas séries favoritas? Isso, meu amigo, é qualidade de vida!
Agora você já sabe que consumir é um ato muito mais inteligente do que simplesmente comprar. Se ao final do livro você não estiver considerando abrir uma empresa de aluguel de meias ou um sistema de assinatura para lanchinhos saudáveis, pode me chamar de Dr. Estranho!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.