Resumo de Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, de Ed Catmull e Amy Wallace
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você sempre sonhou em integrar a mágica da criatividade com a rigidez do mundo corporativo, Criatividade S.A. é o seu manual de sobrevivência. Escrito por Ed Catmull, cofundador da Pixar e atual presidente da Disney Animation, junto com a talentosa Amy Wallace, o livro é um misto de autoconhecimento, filosofia empresarial e dicas práticas que fariam até o Mickey Mouse levantar as orelhas.
O tema central gira em torno da criatividade e como ela pode ser um dos grandes motores da indústria do entretenimento. Catmull nos leva pela jornada de entender que a inovação é uma preocupação diária, e não um evento isolado - tipo achar um bônus de aniversário. Para isso, o autor apresenta a ideia de que os líderes devem cultivar um ambiente onde a criatividade possa prosperar.
Um dos pontos altos é a narrativa de como a Pixar se ergueu como um gigante da animação, e não apenas algum desenho qualquer que você costuma ver em uma tarde chuvosa. Ed revela que, por trás das produções cinematográficas de sucesso, existem muitas decisões (e algumas reuniões chatas, por que não?) que envolvem o trabalho conjunto de pessoas criativas. Aqui, ele destaca a importância da colaboração: é como se todos os animadores, roteiristas e diretores dançassem uma valsa, onde a sincronia é fundamental para criar aquele hit que vai fazer o coração da plateia vibrar.
Spoiler alert: o que faz a Pixar brilhar a ponto de as outras produtoras se sentirem que ficaram de fora da festa é a sua cultura de feedback constante, onde ninguém é mais importante que a franquia toda. Isso mesmo, ele diz que seus filmes são feitos para serem "quebrado e consertados", como se fossem um produto do IKEA que ninguém sabe montar. Catmull enfatiza que frente às críticas e erros estão as melhores oportunidades para crescimento.
Além disso, o autor não tem medo de expor as fraquezas e os erros da própria Pixar. Sim, eles também têm suas crises de identidade, como o adolescente que não sabe se quer ser rockstar ou surfista. Catmull argumenta que o medo de falhar (e de não agradar aos críticos de plantão) é o que mais sufoca a criatividade. Portanto, um dos recados é: "você vai falhar, e tudo bem!" Tente não deixar essa afirmação martelando na sua cabeça enquanto dorme.
A obra é cheia de exemplos práticos e histórias de bastidores que vão desde como Toy Story foi feito até os desafios enfrentados para lançar Os Incríveis. Cada capítulo é recheado de lições que, se seguidas, podem fazer qualquer um sair da zona de conforto e abraçar a criatividade como um verdadeiro lema de vida.
Em conclusão, Criatividade S.A. não é só para quem quer trabalhar em um estúdio de animação - é uma leitura valiosa para quem acredita que a criatividade deve ser uma parte vital de qualquer negócio. Então, se você estava pensando em transformar sua empresa em um parque de diversões, não perca tempo e corra para dar uma folheada nesse manual. Afinal, quem não quer aprender a surfar na onda da inovação, mesmo que seja com a prancha debaixo do braço?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.