Resumo de Contrato de Adesão, de Custódio da Piedade Ubaldino Miranda
Entenda as armadilhas dos contratos de adesão com o resumo de Custódio Ubaldino Miranda. Torne-se mais esperto na hora de assinar!
sábado, 16 de novembro de 2024
Vamos falar de um assunto que, se você não dormir só de ouvir, pode ser uma amarga realidade para muitos: os contratos de adesão! Sim, meu caro leitor, não faça essa cara. Aprender sobre contratos pode ser mais divertido do que uma tarde em casa olhando a parede (ou não).
Escrito por Custódio da Piedade Ubaldino Miranda, "Contrato de Adesão" é um verdadeiro compêndio sobre o que muitos tratam com desprezo, mas que faz parte do dia-a-dia de qualquer ser humano que já teve um celular, um plano de internet ou uma assinatura de streaming. E quem não tem, não é mesmo? Mas vamos ao que interessa!
O novo clássico das letras jurídicas nos apresenta o que é um contrato de adesão: basicamente, aquele contrato que você recebe pronto, sem a chance de discutir ou mudar uma vírgula. Você simplesmente assina e vibra junto com a sua escolha de comprar mais um produto ou serviço. "Ah, mas isso não acontece só em contratos, não?", você deve estar pensando. Bem, se ainda não percebeu, eu te digo: temos a mesma sensação ao comprar um ingresso para o cinema - você não vai mudar o filme, vai? E assim são os contratos de adesão!
No decorrer do livro, Custódio revela como esses contratos estão em toda parte e, mais importante ainda, como podem ser problemáticos! Ele não esconde que muitas vezes, esses contratos são verdadeiras armadilhas, recheados de letras pequenas que, quando lidas, parecem uma canção de ninar. E não é por acaso que a letra é tão minúscula! A gente nunca lê, porque, sejamos francos: quem é que vai querer perder tempo decifrando o que significa "responsabilidade solidária"? Ninguém, né?
O autor também aborda a legislação que envolve os contratos de adesão, ainda que de forma acessível - ou seja, sem entrar numa briga de palavras que só especialistas entendem. É como ele diz: "A lei está ao seu lado, basta saber usá-la!" Então, prepare-se! Você pode acabar se tornando um navegante nos mares turbulentos dos contratos.
E para aumentar a emoção desta montanha-russa de conhecimento, o livro ainda traz exemplos reais de como a falta de compreensão sobre os contratos de adesão pode provocar dores de cabeça - e de bolso! Como quando você descobre que aquele plano maravilhoso de TV por assinatura na verdade é uma viagem para a sua ruína financeira.
Antes que eu me esqueça: o livro não tem spoilers, porque o que temos aqui é um ótimo guia para a vida real. Um excelente aviso para não entrar de cabeça em um relacionamento de longo prazo com algum serviço sem ler as letrinhas. Você pode acabar se apaixonando por uma taxa de anuidade que nem sabia que existia!
Então, meu amigo, ao final da leitura, você não vai se tornar um advogado, mas com certeza vai sair muito mais esperto para as armadilhas contratuais que a vida lhe oferece. E quem sabe, não será você o próximo a gritar: "Não sou obrigado a aceitar tudo isso!" quando lhe apresentarem algum papel para assinar no futuro.
Agora, se você estava pensando em escapar da leitura desse livro por achar esses assuntos chatos, talvez seja a hora de reconsiderar. Mais do que um amontoado de palavras jurídicas, este livro pode ser a sua salvação na hora de fazer escolhas mais inteligentes!
Então, cuidado com as adesões, porque o autor já te avisou: "Todo contrato tem seus lados bons e ruins, assim como a vida!" E esse é "Contrato de Adesão"!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.