Resumo de Filosofia Contemporânea, de Huberto Rohden
Mergulhe na reflexão de Huberto Rohden sobre a busca da verdade integral na Filosofia Contemporânea. Uma leitura que desafia superficialidades e revela profundidades.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, Filosofia Contemporânea, do ilustre Huberto Rohden! Este livro é o segundo volume da obra Filosofia Universal: O drama milenar do Homem em busca da Verdade Integral. Se você acha que a filosofia é só para aqueles de olhos esbugalhados com barba e fones de ouvido em cafés de Paris, é melhor se preparar para uma jornada que vai muito além do cappuccino!
Rohden nos apresenta um panorama da filosofia do século XX, sem deixar de lado a tradição milenar que nos trouxe até aqui. O autor nos convida a desvendar os desafios existenciais que o homem enfrenta. Sim, essa obra é como uma viagem ao centro da autoajuda filosófica. Ele parte do pressuposto de que todo humano está em busca de uma verdade integral. Spoiler: a verdade não é encontrada em promoções de Black Friday!
Vamos aos pontos quentes da narrativa filosófica dessa obra. Rohden discute o dilema do ser humano que, mesmo cercado de informações e conhecimento, ainda se sente perdido. Ele faz uma crítica ácida à superficialidade da vida moderna, que mais parece um reality show onde todos buscam likes e seguidores, mas ninguém se preocupa com o que há por trás disso tudo.
E se você achava que o existencialismo só tinha a ver com caras em crises e fumaça de cigarro, aqui você vai encontrar uma combinação de existencialismo, espiritualidade e uma pitada de psicologia. Rohden defende que a busca pela verdade não é só uma questão de intelecto, mas envolve também auto-conhecimento. Ele basicamente é a voz do filósofo que vira para você e diz: "ei, já parou para pensar na sua vida hoje?".
No caminho, ele dá uma olhadinha em filósofos renomados e, como um bom maestro, consegue tocar a melodia de suas ideias sem deixar de lado a sua própria sinfonia. É como se Rohden estivesse organizando uma festa de aniversário com os maiores pensadores da história: Nietzsche, Sartre e até Buber estão lá, cada um trazendo seu próprio bolo filosófico.
Em suma, este livro é uma reflexão sobre as questões contemporâneas que nos afligem, o que pode ser tanto uma dádiva quanto uma tortura existencial. Filosofia Contemporânea não é só mais uma leitura para a prateleira empoeirada; é um convite para olhar para dentro de si mesmo e, quem sabe, sair da realidade virtual e se encontrar com a realidade real, onde os filtros não existem!
Então, se você está pronto para encarar a sua própria filosofia de vida, este livro pode ser o seu passaporte. Ah, e lembre-se: nada de superficialidades! A verdade integral esperta (e bem humorada) está te chamando.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.