Resumo de Biblio Química: Evidências das Ciências Biomédicas na Bíblia, de AD Santos
Mergulhe na interseção entre fé e ciência com 'Biblio Química' de AD Santos. Um olhar provocador sobre curas bíblicas e descobertas biomédicas.
sábado, 16 de novembro de 2024
Prepare-se para uma viagem insana onde a Bíblia e as Ciências Biomédicas se encontram em uma dança coordenada que deixaria até mesmo o mais desavisado dos cientistas com uma pulga atrás da orelha. O livro "Biblio Química", assinado por AD Santos, é como aquele amigo que junta duas coisas que você nunca imaginou que poderiam estar lado a lado: a fé e a ciência. Ou, como diria minha avó, é como colocar farofa em cima do bolo de cenoura. Estranho, mas sai cada receita!
O autor trás uma série de evidências (e não estamos falando de evidências like "eu vi a Marília Mendonça na esquina"), que se alegam encontrar paralelismos entre os ensinamentos bíblicos e descobertas da química moderna, especialmente na área biomédica. Como assim, você pergunta? A melhor descrição seria algo como "olha, os médicos de hoje podem descobrir como curar doenças, mas os caras da Bíblia já tinham alguns insights!".
Dentre os principais tópicos abordados, o livro examina os fatores químicos que podem estar implícitos nas curas milagrosas narradas nas Escrituras. Temos a famosa cura do cego com lama feita de saliva (alô, ciência!), que pode ser um ótimo tema para uma discussão na próxima reunião de terapia de grupo: "será que devemos ir ao médico ou fazer um milagre em casa?".
Além disso, Santos também trata da ideia de que certas plantas e substâncias naturais mencionadas na Bíblia não eram apenas recados poéticos, mas possuíam propriedades medicinais. Ou seja, você pode não apenas orar por cura, mas também considerar dar uma volta ao redor do pé de alecrim na sua casa.
É importante mencionar que o livro é uma conversa repleta de referências e relações inesperadas que desafiam as normas aceitas, fazendo o leitor questionar: "Espera, será que tudo isso que eu aprendi na escola não vale de nada?". Isso poderá gerar algumas noites de insônia, mas a verdade é que Santos tenta reunir a fé e a razão de uma maneira que deixa até os acadêmicos de química com um sorriso cético no rosto.
Concluindo sem dar spoiler, "Biblio Química" é uma proposta de diálogo entre duas áreas que, a princípio, poderiam parecer distantes, mas que, com uma pitadinha de criatividade, se mostram como velhas conhecidas em uma festa de casamento. Se você está afim de uma leitura que vai fazer sua cabeça girar e trazer à tona debates acalorados sobre ciência e religião, este livro é a receita perfeita. E quem sabe, até mesmo uma boa desculpa para conversar sobre os desserviços da ciência moderna enquanto aprecia um bom pãozinho de alho!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.