Resumo de Novela do grasso entalhador: Vida de Filippo Brunelleschi, de Antonio di Tuccio Manetti
Explore a intrigante vida de Filippo Brunelleschi em 'Novela do grasso entalhador'. Uma biografia repleta de humor, drama e genialidade arquitetônica.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você está pronto para dar uma viajada no tempo e conhecer a vida de um dos maiores gênios da arquitetura renascentista, Novela do grasso entalhador: Vida de Filippo Brunelleschi, de Antonio di Tuccio Manetti, é a sua porta de entrada. E cá entre nós, quem diria que um "grasso entalhador" pudesse transformar a cidade de Florença?
Manetti, que claramente nutre um amor desmedido por seu biografado, traz não só a história do icônico arquiteto e engenheiro, mas também uma série de fofocas e detalhes que fariam até o Instagram chorar de inveja. Afinal, quem não ama um bom dramatismo, não é mesmo?
Primeiro, encontramos Brunelleschi como um jovem não exatamente "desgrenhado", mas que desafia a lógica com seus ideias mirabolantes. Gente, o homem era tão criativo que, ao invés de simplesmente fazer as coisas do jeito mais fácil, ele preferia inventar novos jeitos - e isso inclui as suas famosas cúpulas que nos fazem olhar para cima e pensar, "caramba, como foi que ele fez isso?". Ele fica famoso por projetar a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore. E isso porque o projeto de construção foi um verdadeiro "passa ou repassa", onde ele e os outros arquitetos trocavam farpas e as melhores sugestões.
Ao longo da narrativa, Manetti se destaca ao relatar as aventuras e desventuras de Brunelleschi com um humor corrosivo e uma adoração explícita - sim, ele basicamente idolatra o cara! Entre os muitos casos, vê-se a rivalidade com outros artistas da época, principalmente com o genial, mas um tanto quanto pedante, Lorenzo Ghiberti. As discussões sobre qual método de construção era o mais provante provavelmente poderiam ser um reality show da época - talvez "Os Arquitetos de Florença".
Além disso, a obra serve como um vislumbre da sociedade florentina, cheia de intrigas políticas, em que Brunelleschi tenta não só sobreviver, mas também fazer seu nome brilhar como o sol em um dia ensolarado no Mediterrâneo. E você achou que a vida de um artista era só felicidade e criação? Grande parte da vida do autor é sobre sangue, suor e lágrimas - e não, não estamos falando de uma competição de canto, mas sim da verdadeira luta para ser reconhecido em um mundo onde os egos são mais inflados que a cúpula que ele mesmo construiu.
E sí, como se não bastasse, há também um toque de romantismo na obra - porque toda boa história de vida precisa de um pouco de amor, certo? Brunelleschi tem seus flertes (sim, ele também sabia ser encantador!) e suas decepções românticas, o que só torna a narrativa ainda mais saborosa, como um bom prato de pasta com molho à puttanesca.
Agora, se você está esperando uma reviravolta dramática onde Brunelleschi encontra um rival mortal ou algum tipo de traição épica, sinto muito, você vai ter que esperar o próximo blockbuster. A verdade é que a vida dele é rica em eventos inspiradores, mas sem muitos enredos de cinema - ou talvez a realidade sempre surpreenda.
Então, se você quer entender como um "grasso entalhador" se tornou um dos pilares da arquitetura renascentista (e talvez dar boas risadas pelo caminho), Novela do grasso entalhador é a sua leitura ideal. Afinal, isso aqui não é só uma biografia, é uma aula de história cheia de gargalhadas e pequenas doses de drama!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.