Resumo de Die Vol. 01: Fantasia Desoladora, de Kieron Gillen
Embarque na intrigante aventura de 'Die Vol. 01', onde RPG e desolação se encontram em reflexões filosóficas e escolhas difíceis.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para um mergulho em um mundo onde a fantasia não é só mágica e dragões bonitinhos, mas também desolação, trevas e alguns pitacos filosóficos! "Die Vol. 01: Fantasia Desoladora", do autor Kieron Gillen, é uma graphic novel que pega o conceito de RPG e dá uma girada de 180 graus, como se estivesse jogando dados em uma montanha-russa.
A trama começa com um quinteto de amigos que se perde em um jogo de RPG - sim, aquelas aventuras que muitos de nós sabemos que podem acabar mal, e aqui não é diferente! Os protagonistas, incluindo a intrigante Angela e o carismático Matthias (alguém vai acabar com problemas de autoestima, não se preocupem), são puxados para um mundo de fantasia que more morre de amores por eles. Mas, bem, na verdade, eles não querem ser os heróis, e isso já começa a dar sinais de que tudo está prestes a desandar.
Ao longo da narrativa, você vai perceber que esses heróis improvisados não estão preparados para lidar com a crueldade e a fúria desse universo. Como um jogo em que você escolheu a pior classe para seu personagem, as mortes são frequentes e, spoiler alert: não têm compaixão! Eles precisam enfrentar sua própria desesperança, além de monstros com aparência de vilões clássicos, mas que têm uma história que Continuaria no "Apenas Faça", não no "Apenas Jogue".
A arte é tão intensa que parece gritar na sua cara a cada página. As ilustrações buscam refletir não apenas a ação frenética, mas também a melancolia de cada personagem. O estilo visual dialoga com a temática sombria da obra, e você vai acabar se perguntando porque não começou a jogar RPG antes, ou talvez se perguntando se deveria ter ficado na segurança do seu sofá.
E enquanto você torce para que um deles encontre a saída desse pesadelo, os dramas pessoais dos personagens vão se desenrolando de uma maneira que daria inveja ao mais assido das novelas mexicanas, repletas de traições e revelações bombásticas. Os dramas épicos das suas vidas são tão bons que quase esquecemos que estão em um jogo mortal.
A narrativa também toca em temas como escolhas, perdas e a eterna busca por identidade, enquanto eles tentam voltar para casa-ou seria um "lar"? Ficamos com a pergunta: será que os amigos vão conseguir se adaptar a essa nova realidade onde tudo é mais intenso? Ou vão acabar se perdendo não só no jogo, mas em si mesmos?
E em um ponto alto da trama, a dúvida grita: será que um RPG poderia SER A SOLUÇÃO de todos os problemas da vida real? A resposta é clara: com certeza não, mas é divertido ver personagens tentando.
Então, se você está em busca de um material que misture ação e reflexões pesadas sobre a vida, "Die Vol. 01: Fantasia Desoladora" é como aquele lanche do meio da tarde: totalmente desnecessário, mas irresistível. Prepare seus dados e uma boa dose de paciência, porque essa viagem só começou!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.