Resumo de Bullying - Responsabilidade Civil dos Estabelecimentos de Ensino, de Felipe Diego Martarelli Fernandes
Entenda a responsabilidade das escolas no combate ao bullying e a importância de criar um ambiente seguro para os alunos. Confira este resumo!
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você está achando que bullying é só coisa de filme adolescente ou aquele quadro de humor que o pessoal vê na TV, é melhor dar uma olhadinha neste livro que coloca a responsabilidade nos estabelecimentos de ensino para dançar no ritmo da seriedade. O autor, _Felipe Diego Martarelli Fernandes_, deve ter percebido que a galera não estava levando a sério o impacto da zoeira nas escolas e resolveu fazer uma análise que é um verdadeiro tapa na cara de quem acha que é só "brincadeira"!
O livro começa desmistificando o que é o bullying, porque se você ainda não sabe, a primeira coisa é entender que não é só uma "brincadeirinha de criança" - estamos falando de comportamentos repetidos e intencionais de agressão física ou psicológica. E sim, isso acontece em ambientes escolares, que era pra ser o lugar onde os alunos aprenderiam a amar a matemática e a jogar bola, mas acabam aprendendo a se sentir inseguros e maltratados. Spoiler: não é uma boa lição!
Fernandes também explora a _responsabilidade civil dos estabelecimentos de ensino_, algo que pode fazer diretores e professores repensarem seus métodos de "dono da verdade". Afinal, se a escola não cria um ambiente seguro e acolhedor, o que acontece? Eles podem ser responsabilizados judicialmente! Isso mesmo, além de lidar com a eterna briga da escola para manter os alunos quietos, agora tem que se preocupar em não levar um processo nas costas. Ah, a vida moderna!
O autor vai além e toca no direito à educação e no dever do Estado de garantir que a escola seja um lugar seguro. E, claro, não podemos esquecer que esses ambientes têm que ter políticas públicas para entender a gravidade da situação e, principalmente, oferecer apoio psicológico - porque quem sofre bullying, em muitos casos, carrega isso por muito tempo. Fiquemos atentos: o que acontece na escola não fica só na escola!
Com exemplos práticos e discussões sobre os direitos e deveres de todos os envolvidos (alunos, pais, escolas e a sociedade), o autor nos faz refletir sobre como o bullying é menos uma "frescura" e mais uma questão de saúde pública. E não, não é uma piada! Martarelli deixa claro que o assunto é sério e que, se não formos espertos, isso pode continuar sendo um grande problema.
No final das contas, "Bullying - Responsabilidade Civil dos Estabelecimentos de Ensino" é um convite para que todos os envolvidos nas escolas - sim, estou falando de você, professor e você, pai de aluno - se unam em um verdadeiro exército contra as piadinhas de mau gosto e o sofrimento desnecessário. Portanto, se você quer entender como funciona essa questão toda e ainda ser um super-herói na luta contra o bullying, esse livro é pra você!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.