Resumo de Psicossíntese: as Bases da Psicologia Moderna e Transpessoal, de Roberto Assagioli
Mergulhe na Psicossíntese de Roberto Assagioli e descubra como integrar suas partes internas para uma vida mais equilibrada e consciente.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você está se perguntando o que diabos é a Psicossíntese, não se preocupe, você não está sozinho! O autor Roberto Assagioli traz uma abordagem beeem diferente da psique humana, misturando elementos da psicologia moderna e uma pitada de misticismo, como se fosse um coquetel de terapia com um toque de espiritualidade. Então, prepare-se para embarcar nessa viagem pela mente tortuosa do ser humano!
A Psicossíntese, segundo nosso amigo Assagioli, é um método que busca integrar todas as partes da nossa personalidade-sim, aquela que você deixou no fundo do baú e não quer lembrar. Ele propõe que a vida não é só sobre a luta e o sofrimento (o que já seria um alívio, né?), mas também sobre a expansão da consciência e a síntese de nossas experiências. Basicamente, ele quer que você abra a porta do seu inconsciente e faça uma festa com todos os seus "eus" internos!
No início do livro, Assagioli nos apresenta a ideia do "eu observador", que é aquele seu lado filósofo que fica pensando na vida enquanto você tenta entender por que não conseguiu segurar a dieta na segunda-feira. Essa parte observa todas as suas emoções, pensamentos e até suas neuroses, mas não se preocupe! A ideia aqui é que, quanto mais você se conhecer, mais fácil será fazer a tal da síntese.
Em um dos capítulos mais legais (e talvez mais confusos), ele fala sobre as "funções da psique". Afinal, quem diria que nossa psique tem mais funções que sua sogra dando palpite na sua vida? Ele aborda aspectos como o pensamento, a emoção, a vontade e as fantasias, como se fossem personagens de uma novela. Cada um tem seu papel, e o truco é colocar todos em harmonia-quase um reality show espiritual!
Agora, vamos ao que interessa: Assagioli não deixa de lado a integração do real e do transcendente. Ele fala sobre a necessidade de levar em consideração não apenas a parte "eu sou deprimido", mas também "eu sou luz!" O problema é que muita gente fica mais presa ao drama do que à própria luz. Então, ele sugere práticas que vão desde a meditação até a visualização criativa, no melhor estilo "veja o que você quer ser e torça para que aconteça".
Mas, calma! Não vou spoilar o final, embora você deva estar se perguntando onde tudo isso vai dar. A questão é que, no fundo, Assagioli quer que todos nós exploremos as profundezas de nosso ser e, quem sabe, ofereçamos um lanche para as partes esquecidas de nossa personalidade. Afinal, quem não gostaria de ser amigo de todos os seus eus internos, né?
Para finalizar, Psicossíntese é, em suma, um convite à autoexploração e à busca de um equilíbrio entre razão e emoção, tudo isso numa linguagem acessível, mas que pode parecer um pouco esotérica para quem não está acostumado a esses papos espiritualistas. É como se Assagioli nos dissesse: "Vem, moçada! Vamos sair do lugar comum e dar uma dançadinha com nossos demônios e anjos internos!" E aí, quem se habilita?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.