Resumo de Kit Poliana - 2 Livros, de Lafonte Editora
Mergulhe na história de Poliana e descubra como sua positividade transforma vidas. Resenha divertida dos dois livros que trazem otimismo e aventura.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, a Poliana! Essa menina que acreditava que sempre podia ver o lado bom de tudo e que, convenhamos, era uma verdadeira psicóloga infantil antes do termo ser inventado. O Kit Poliana traz dois livros que vão fazer você questionar sua fé na humanidade... e na boa vontade das pessoas. Vamos resumir essa história de jeitinho cômico, porque se tem algo que Poliana tem em abundância é otimismo, e eu vou tentar não desanimar!
Primeiro, temos Poliana, a obra original da autora Eleanor H. Porter, que lá em 1913 já criou essa garotinha que só queria ser feliz e espalhar a felicidade ao seu redor. Tudo começa com Poliana, que chega a uma cidade nova para viver com a sua tia, a Sra. Harrington, que é mais azeda do que limão na prateleira do supermercado. A menina, com seu jeito peculiar de ser, ensina a todos sobre o "jogo do contentamento", que consiste em encontrar algo bom em qualquer situação. Você perdeu seu emprego? Oh, pelo menos você tem mais tempo para espalhar sua alegria por aí! E, se você não estiver rindo, é hora de ver se já não está se parecendo com a tia, que só vive com uma cara de "não gostei".
A vida da Poliana é cheia de aventuras e desventuras. Enquanto tenta mudar a perspectiva dos habitantes da cidade, ela acaba tocando corações e, acreditem, fazendo alguns barnabés até descerem a escada da sua própria tristeza. Spoiler alert: no meio do caminho, ela acaba sendo testada e muito mais do que gostaria, porque a vida não é só um picadeiro de circo.
Passamos então para Poliana Moça, a continuação da saga otimista da menina. Agora, Poliana já não é mais uma menininha e sim uma adolescente (uhul!), cheia de sonhos e percalços. Ela descobre o amor, tem que lidar com o coração partido e ainda tenta colocar um pouco de positividade em meio a um mundo que parece cada vez mais um drama de novela mexicana. Para completar, temos um mistério envolvendo a sua família, porque o drama não pode faltar, né? Mas fiquem tranquilos, a moça não vai deixar de ser a luz na escuridão da vida das pessoas. Spoiler: o amor não é tão fácil quanto parece quando você é uma otimista incorrigível!
Ao longo dos dois livros, a mensagem da Poliana é clara: mesmo quando tudo parece estar desmoronando, procure a faísca de alegria e erga a cabeça. Claro, deve ser fácil falar isso quando você tem o talento nato de olhar o lado bom das coisas - e não é a primeira a ser atropelada pelo caminhão da realidade!
Esses dois livros são como uma montanha-russa de emoções, com subidas e descidas, e uma pitada de drama que faz até a vida da tia Harrington parecer um parque de diversões. Afinal, quem não gostaria de dar uma volta na roda da fortuna e terminar em uma cota de risadas?
Portanto, se você estiver precisando de uma dose de otimismo e quiser se divertir com as desventuras de uma menina que só queria o bem de todos, dê uma lida no Kit Poliana. E lembre-se, a vida pode não ser um mar de rosas, mas você pode sempre ser a flor que desabrocha em meio ao caos!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.