Resumo de João e Maria, de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm
Prepare-se para uma aventura sombria com João e Maria, onde doces escondem perigos e a astúcia é a chave para a sobrevivência. Confira o resumo!
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você acha que só existem histórias de amor romântico e felizes para sempre, é melhor reconsiderar. Aqui está João e Maria, um clássico da literatura que começa com abandonos, adultos com sérios problemas de cuidado e, claro, uma casa feita de doces-porque nada diz "bem-vindo" como um pedaço de açúcar na floresta! Vamos lá!
A história se passa em meio a uma floresta sombria (podemos assumir que ela tem sua dose de suspense) e conta sobre um casal de irmãos, João e Maria. Os pais, numa jogada bastante questionável de "vamos nos livrar das crianças", decidem abandoná-los no mato. Sim, porque a solução para uma crise financeira é simplesmente deixar os filhos à mercê do primeiro urso faminto, não é mesmo? Claro, coisas assim só acontecem em contos de fadas, onde a lógica é tão ilógica quanto a balança antes e depois do Natal.
Os pequenos irmãos, após se perderem por conta de um plano infeliz dos pais (filhos, a gente sempre diz que vocês são a nossa maior riqueza, mas vai uma vez e quer ver se vale a pena?), encontram uma casa de doces, que é a proposta mais doce e traiçoeira que você pode imaginar. A casa pertence a uma bruxa malvada (porque é claro que tinha que ter uma), que tem um carinho especial por aprisionar crianças para fazer um jantar bem "nutritivo". Se existe algo que se aprende aqui é que mesmo o mais fofo dos cenários (doces!) pode ter a maldade escondida por trás.
João e Maria, que são mais inteligentes do que a maioria dos adultos da história, acabam enganando a bruxa e conseguem se livrar dela após um confronto cheinho de tensão e terror (se você acha que um livro infantil não pode ter um clima de ação, é porque nunca leu João e Maria). Após uma batalha de astúcia com a bruxa, eles conseguem fugir e ainda vão embora com as riquezas dela, porque, afinal, não se pode escapar sem um saquinho de dinheiro-isso é quase uma regra de contos de fadas!
Ao retornar para casa, eles encontram um novo cenário: os pais agora arrependidos, pois se você deixar os filhos na floresta e eles voltam com grana, a doçura da situação se transforma em muito açúcar para engolir. E a história termina com um "Felizes para sempre" que não poderia ser mais gráfico, já que a família tem dinheiro e uma lição aprendida sobre como cuidar dos filhos (é, na maioria das vezes, uma questão de sobrevivência).
Essa obra, atribuída aos irmãos Grimm, é uma verdadeira montanha-russa de emoções e muito mais do que uma simples história para a criançada. No final das contas, João e Maria nos ensina que não importa o quão doce a vida pareça, sempre existem riscos-e, se você não parar para pensar, pode acabar em um caldeirão de uma bruxa que faz feitiços!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.