Resumo de Maravilhosos contos dos Irmãos Grimm, de Nelson Albissú
Mergulhe na coletânea com o toque especial de Nelson Albissú e descubra os clássicos dos Irmãos Grimm com humor e moralidades questionáveis.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para mergulhar na incrível (e por vezes insana) coletânea de Maravilhosos contos dos Irmãos Grimm, desta vez sob a batuta de Nelson Albissú. Aqui, as histórias clássicas que já encantaram e aterrorizaram gerações voltam a ganhar vida de uma maneira que só os Grimm sabem fazer, com um toque especial da interpretação do autor.
Primeiramente, vamos falar sobre quem são esses irmãos que todo mundo ama e teme: Jacob e Wilhelm Grimm. Esses caras eram os originais do "Era uma vez", mas com um tempero mais sombrio, bem mais interessante do que os contos de fadas pastelão que estamos acostumados. Aqui, a primeira coisa que você deve saber é que os personagens dos contos não têm uma vida fácil: princesas são sequestradas, bruxas são cruelmente malignas e, claro, há uma boa dose de magia e moralidades questionáveis pipocando por todo lado.
Nos contos, vamos nos deparar com personagens grandiosos! Temos Cinderela, que depois de tanta opressão familiar finalmente consegue ir ao baile, mas não sem deixar um sapatinho que vai causar mais confusão do que um reality show. E o que dizer da Branca de Neve, que claramente precisava de um GPS melhor, já que só foi parar na casa dos sete anões por falta de atenção. Esses anões, convenhamos, eram os verdadeiros MVPs, sempre prontos para ajudar, mesmo que de uma forma bem estranha.
A Rapunzel, ah, essa moça! Se você acha que só ter cabelos longos é o suficiente para fugir de problemas, pense novamente. E cuidado, porque seu príncipe pode ser mais clichê do que você imagina. E por falar em clichês, temos os Três Porquinhos, que ao menos tiveram a decência de aprender com seus erros; já o lobo, coitado, vai sempre ser o vilão da história, mesmo quando só queria um lanchinho.
Além das histórias, Albissú dá um leve "update" nas tramas, adaptando algumas nuances para um público moderno, mas sem tirar a essência sombria que fez esses contos serem tão mágicos. Os elementos de moralidade estão lá, porque, sabemos, os irmãos Grimm não eram só sobre diversão. Mesmo com uma dose de humor, eles gostavam de dar uma lição de vida, como "não confie em estranhos ou em quem oferecer doces, a não ser que você queira se tornar um lanche".
Mora um "spoiler" no ar: nem todos os finais são felizes, mas, ei, quem disse que contos de fadas são só flores, não é mesmo? A verdadeira moral da história é que, por mais que as coisas pareçam boas, pode ter um lobo à espreita, ou o sapato pode não servir na sua vida.
Em suma, Maravilhosos contos dos Irmãos Grimm de Nelson Albissú é um convite para revisitarmos os clássicos com um toque de humor e ironia. O autor não apenas nos apresenta as histórias icônicas, mas faz isso com uma pisca-pisca de conhecimento e crítica que nos faz refletir sobre nossos próprios "contos de fadas". Então, prepare-se para dar boas risadas (ou sustos) enquanto você viaja nesse mundo mágico que nunca deixa de nos surpreender!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.