Resumo de Odontologia Hospitalar, de Fernanda de Paula Eduardo, Letícia Mello Bezinelli e Luciana Corrêa
Entenda como a odontologia hospitalar é vital para a saúde dos pacientes e a conexão entre saúde bucal e doenças sistêmicas.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você já achou que a única preocupação do dentista é só a de verificar se você escovou os dentes corretamente, é hora de repensar! O livro Odontologia Hospitalar nos leva a um verdadeiro mergulho no mundo dos dentistas que vestem capa de super-heróis e atravessam as portas dos hospitais. E, sim, têm superpoderes: eles salvam vidas, ou pelo menos a qualidade de vida de muitos pacientes!
Começando pela definição, os autores nos apresentam o que é a odontologia hospitalar. Basicamente, é uma área que trata das condições bucais de pacientes hospitalizados ou que se preparam para cirurgias. Ou seja, se você pensava que só tinha que se preocupar com o sorriso branco na foto, saiba que a saúde bucal é um assunto leve como pluma, mas que pode, sim, impactar diretamente na saúde geral das pessoas.
Os capítulos vão desenrolando diversas situações que mostram a importância da avaliação e do tratamento odontológico em pacientes com doenças sistêmicas. É quase como um "Guia de Sobrevivência" para dentistas e demais profissionais da saúde envolvidos na assistência hospitalar. Você sabia que problemas na boca podem afetar a recuperação de um paciente que passou por uma cirurgia? Exatamente! O livro deixa isso bem claro e traz uma visão holística da saúde.
Um ponto importante abordado é como as doenças orais podem interferir em condições como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias. O dentista vira o cupido entre a saúde bucal e a saúde geral e, muitas vezes, ele é o responsável por identificar algumas complicações que os médicos podem não perceber. São muitas funções e responsabilidades, quase como uma mãe que além de cozinhar também é enfermeira e psicóloga.
Melhorando a jornada, os autores também falam sobre as práticas clínicas específicas no ambiente hospitalar, que é bem diferente do consultório. O dentista hospitalar tem que lidar com um monte de equipamentos e protocolos, meio que como um detetive que precisa descobrir a causa do "crime" (a dor) em meio a um labirinto de pacientes e oxigênios.
E há também explicações sobre as diferentes populações atendidas, desde pacientes com necessidades especiais até os que passaram por transplantes. Spoiler: a odontologia hospitalar é bem mais ampla do que você pensava. Não é só fazer um "check-up" em quem já está na cadeira do dentista, mas sim se envolver em todo o processo, desde a pré até a pós-operatório.
Além disso, no final do livro, você encontrará alguns casos práticos que são quase contos de terror, mas com finais felizes: pacientes que tiveram perigosas complicações que foram resolvidas graças a um tratamento dental prévio. É a prova de que o dentista pode ser considerado o verdadeiro herói da história!
No geral, Odontologia Hospitalar é um chamado à defesa da saúde bucal em ambientes mais abrangentes do que o consultório convencional. E quem sabe, após lê-lo, você não acaba agendando uma consulta com seu dentista para uma avaliação mais completa, porque agora percebeu que um sorriso saudável é apenas a ponta do iceberg!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.