Resumo de Acordes, arpejos e escalas, de Nelson Faria
Explore o universo musical com Acordes, Arpejos e Escalas de Nelson Faria. Aprenda a usar acordes e escalas para transformar sua música!
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você acha que acordes são apenas aqueles barulhinhos que seu tio, o músico de fim de semana, faz enquanto tenta emplacar um show no churrasco, é hora de rever seus conceitos. Acordes, arpejos e escalas, de Nelson Faria, é como o manual do que realmente rola na música, desde os acordes que fazem o coração palpitar até as escalas que farão você se sentir o verdadeiro Hendrix em pessoa (mas só se os dedos não forem muito travados, claro).
Este livro é um verdadeiro compêndio para quem quer entender as bases da música. Ele dá aquela chacoalhada nos conceitos e apresenta o que são, de fato, os acordes e como utilizá-los. Dá para imaginar que acordes são como as peças de um quebra-cabeça musical, e aqui, você vai aprender não só a montá-los, mas a desenhar novos cenários sonoros.
Nelson Faria, com sua didática que é um verdadeiro charme, não perde tempo e já começa mostrando diferentes tipos de acordes. Tem acordes maiores, menores, e aqueles que se você não tomar cuidado, podem te fazer jogar o violão pela janela (brincadeira, não jogue seu violão!). É tudo sobre como cada um deles se encaixa na música e como podem transformar um simples acompanhamento em algo digno de palcos e aplausos.
Mas não para por aí! O autor também saca dos arpejos, que nada mais são do que aqueles acordes desmembrados que fazem qualquer solo parecer uma obra de arte. Se você achava que arpejo era apenas uma palavra difícil que os músicos lançam para impressionar, saiba que eles são a alma de muitas composições. O livro ensinará a você como usá-los de forma eficaz, fazendo com que sua performance ganhe níveis que nem seu cachorro vai conseguir ignorar (ele dará uma chinelada de aplausos, com certeza).
E, claro, não poderia faltar as escalas. Essas belezuras são fundamentais para você que quer tocar qualquer coisa além de Parabéns pra você. Nelson explica, com maestria, como funcionam as escalas maiores e menores (spoiler: elas não têm nada a ver com a sua vida amorosa), abrindo um mundo de possibilidades para quem já está numa vibe de querer criar suas próprias músicas.
O livro é pequeno, mas com um conteúdo tão denso que você pode achar que está lendo um compêndio musical da NASA, mas não se preocupe, é tudo em um nível que até seu primo que só sabe tocar Smoke on the Water vai entender. Cada capítulo traz exercícios práticos que ajudam a fixar o que foi aprendido, então prepare-se para um verdadeiro workshop de música na tranquilidade da sua casa.
Em suma, Acordes, arpejos e escalas é o manual de sobrevivência musical que você não sabia que precisava. Leitura obrigatória para quem quer ser o próximo grande nome do rock (ou pelo menos melhorar aquele solo do churrasco). Então, afine seu instrumento e mergulhe de cabeça nessa obra. Sua carreira musical pode estar a uma página de distância!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.