Resumo de Pensar bem nos faz bem! - Caixa 4 volumes, de...

Resumo de Pensar bem nos faz bem! - Caixa 4 volumes, de Mario Sergio Cortella

domingo, 17 de novembro de 2024

Pensar bem nos faz bem! - Caixa 4 volumes, de Mario Sergio Cortella

Se você estava à procura de uma leitura que dê uma sacudida nas suas ideias sem precisar de café, "Pensar bem nos faz bem!" é a sua pedida! Escrito por Mario Sergio Cortella, o livro se desdobra em quatro volumes que são uma verdadeira aula de filosofia prática e bom senso. Então, prepare-se para uma dose de sabedoria e algumas pitadas de humor enquanto navegamos pelos mares do pensamento crítico.

O autor, que é quase um "mestre Jedi" do conhecimento, traz discussões sobre temas como a ética, a importância do autoconhecimento e a arte de fazer perguntas que realmente importam (se você ainda não aprendeu a já está na hora, meu amigo!). Cortella nos convida a refletir sobre a vida moderna e suas complexidades, sempre de forma leve, mas com aquele toque de profundidade que faz você se sentir um filósofo de poltrona.

Nos primeiros volumes, ele fala sobre pensar crítico e sabedoria cotidiana, enfatizando que se você não começa a olhar para o mundo ao seu redor e a questionar tudo, fica fácil perder-se em superficialidades. Sabe, como quando você vai no mercado e se pergunta se realmente precisa de mais uma versão diferente de biscoito recheado ou se já está de bom tamanho com aqueles cinco pacotes que você comprou no mês passado. Cortella promove um debate interno, um chamado à ação para nos tornarmos pessoas melhores, não só para nós, mas para a sociedade.

No segundo volume, o foco é em etiquetas morais e o impacto das nossas decisões. Cortella nos apresenta a ideia de que, se fizermos bem as escolhas, o mundo pode se tornar um lugar mais agradável. E aqui vai um spoiler: ele argumenta que a mudança começa de dentro para fora. Portanto, minha amiga, não adianta querer salvar o mundo se você não consegue nem salvar a si mesma de assistir ao último episódio da sua série favorita em vez de, sei lá, estudar um pouco.

O terceiro volume obriga você a encarar as suas próprias convicções e a importância de cada um ter a sua verdade - desde que ela não envolva dizer que "brócolis é uma super comida gostosa", porque aí já é demais, né?

Por fim, o quarto volume fecha com chave de ouro, abordando o autoconhecimento e a aceitação de que todos somos um tanto conflituosos e estranhos. Cortella dá um caldo de reflexão sobre a aceitação e como lidar com nossas nuances. O autor, com uma abordagem quase de coach, sugere que o bem-estar começa com a auto-reflexão: tipo olhar no espelho e se perguntar: "será que eu realmente sou tão legal assim?". E se a resposta for não, pelo menos você pode tentar mudar isso!

Em suma, "Pensar bem nos faz bem!" não é apenas uma coleção de chapas da sabedoria; é um convite à ação, ao riso e à reflexão. Este livro é como aquele amigo que tenta te puxar de volta para a realidade quando você está prestes a fazer uma grande bobagem. E a verdade é que pensamos que sabemos tudo, mas a habilidade de pensar bem nunca sai de moda. Então, fica a dica: leia e descubra que pensar criticamente é o caminho para não ser um "tiozão da sabedoria" no grupo do WhatsApp, mas sim um curioso buscador do conhecimento!

Ana Bia

Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.