Resumo de Lady Susan, de Jane Austen
Mergulhe na divertida trama de Lady Susan, onde amor, intrigas e sarcasmo se entrelaçam na alta sociedade do século XIX.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para um passeio divertido pelo mundo da alta sociedade do século XIX, onde intrigas, casamentos arranjados e uma protagonista tão sagaz que você ficará se perguntando como ninguém pensou em colocá-la em um reality show antes mesmo de existir Instagram. _Lady Susan_, de Jane Austen, é tudo isso e muito mais!
O livro começa apresentando a personagem título, uma viúva charmosa e astuta, que atravessa os salões da sociedade como um gato em meio a um bando de ratos. Lady Susan, que adora mexer os pauzinhos para garantir que seus interesses, e os de sua filha, sejam atendidos, é uma figura que encarna a malandragem em forma feminina. Ela não tem papas na língua e nem dificuldade em manipular os outros para conseguir o que quer. A habilidade dela em articular planos mirabolantes faz com que a gente queira aplaudi-la - ou talvez só ficar de olho nela para não ser a próxima vítima.
Ao longo da narrativa, vemos Lady Susan se envolvendo em um jogo de xadrez de relacionamentos. Ela se muda para a casa de um cunhado, onde começa a tramá-la a conquista de corações, em especial o do jovem e rico Mr. Manwaring (só para deixar as coisas ainda mais interessantes, né?). Mas, claro, a vida não é um mar de rosas - ela tem que lidar com a resistência de sua filha, Frederica, que não está a fim de seguir os passos da mãe nessa dança do acasalamento.
A narrativa é contada através de cartas - sim, cartas! O que significa que você vai se sentir como um verdadeiro espião, lendo as fofocas e as tramas da alta sociedade. A escrita de Austen é como um delicioso chocolate amargo: fluida, cheia de ironia e repleta de críticas ao comportamento dos nobres, enquanto nos mostra o ponto de vista de uma mulher que não tem medo de usar suas armas para conquistar o que quer.
_Atenção! Spoiler À Vista!_ O que poderia sair muito bem se transforma em uma comédia de erros. Ao longo do livro, Lady Susan tenta simplesmente dar um jeito na vida amorosa de sua filha enquanto não perde tempo em arranjar um novo maridão para si mesma, mas os planos dela dão uma reviravolta quando o querido Mr. Manwaring se revela mais complicado do que o esperado. No final, não vamos estragar a festa contando tudo, mas podemos dizer que amor e ambição têm suas consequências.
Com um elenco de personagens tão variados quanto os chapéus que eles usam, _Lady Susan_ é uma verdadeira obra-prima da ironia e do humor. A trama, ainda que leve, faz você refletir sobre as posições sociais e a liberdade das mulheres em uma sociedade em que o casamento era muitas vezes a única "carreira" disponível. E, mesmo sem um grande clímax emocionante, o livro está repleto de tensão, debates e aquela sensação gostosa de estar espiando algo que não deveria.
Resumindo, se você está procurando uma leitura que mistura romance, intriga, e uma dose saudável de sarcasmo, pegue _Lady Susan_. Afinal, quem não gosta de uma boa fofoca literária?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.