Resumo de Alceste, Electra e Hipólito, de Eurípedes
Mergulhe na tragédia grega com Alceste, Electra e Hipólito, de Eurípedes. Amor, sacrifício e ironia em um drama que desafia as emoções!
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para mergulhar na tragédia grega em sua forma mais intrigante e melodramática com Alceste, Electra e Hipólito, três peças que vão te fazer sentir como se estivesse assistindo a um reality show da Antiguidade! Avaliando conflitos familiares, questões de amor e, claro, a inevitabilidade da morte, Eurípedes não economiza - ele dá o seu melhor aqui, e nós ficamos com o coração partido e a mente agitada!
Comecemos com Alceste, onde temos uma mulher que não tem medo de se sacrificar por amor. Alceste, a heroína do pedaço, decide dar a sua vida para salvar o marido, Admeto, que é um baita sortudo e um pouco egoísta, diga-se de passagem. Vamos combinar, se eu soubesse que o meu parceiro só ia se preocupar em chorar depois que eu partir, talvez eu não tivesse tanta certeza assim sobre o conceito de amor. No entanto, Alceste é o epítome do altruísmo, apesar de saber que ele tinha uma chance de se safar se alguém se oferecesse!
Quando ela decide, com uma determinação digna de uma maratonista, enfrentar a morte, Admeto, que devia estar com a consciência pesada, tenta se revoltar contra os deuses e implorar que sua amada não se sacrifique. Dramático, não é? Até que a morte chega, mas calma! Não vamos dar todos os spoilers do fim! O que podemos dizer é que a peça fala de amor, sacrifício e, claro, o quanto a vida é uma montanha-russa emocional!
A próxima parada é Electra, uma peça que parece ter saído de um épico de vingança. Aqui, Electra, a protagonista, e seu irmão Orestes, estão com a missão de vingar a morte do pai, Agamêmnon, que foi morto pela mãe e pelo amante. Aqui está a verdadeira definição de família disfuncional! Sério, essa é uma família que até o Maurício de Souza acharia demais! A missão de Electra, entre lamúrias e prantos, é dar conta do recado e acertar as contas com o passado - algo que, honestamente, poderia ser resolvido em uma boa conversa!
Nos vemos então em Hipólito, onde temos um jovem que é tão dedicado à vida austera de caçador e seguidor da deusa Ártemis que esquece totalmente de lidar com as questões do coração. A figura da madrasta furiosa, Fedra, que está petrificada por uma paixão proibida, entra no game como a famosa "mãe do ano" que, em vez de ensinar boas maneiras, decide que o que quer mesmo é bagunçar a vida do enteado! E cá entre nós, essa história de amor não correspondido e culpas é um verdadeiro clássico de soap opera!
No final das contas, Eurípedes nos oferece uma combinação perfeita de amor, dor e uma pitada de ironia grega, mostrando que, se a morte não está batendo à sua porta, pode muito bem estar fazendo uma rápida visita à sua família. Prepare-se para rir, chorar e, acima de tudo, pensar na quantidade de terapia que essa galera precisaria!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.