Resumo de Brasiliana - Lendas do Brasil em Versos de Cordel, de Gonçalo Ferreira Silva
Mergulhe nas divertidas lendas brasileiras em "Brasiliana - Lendas do Brasil em Versos de Cordel" e descubra a cultura folclórica com humor e irreverência.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você pensou que lendas do Brasil eram apenas aquelas histórias que sua avó contava para você não ficar acordado até tarde, prepare-se para se surpreender com Brasiliana - Lendas do Brasil em Versos de Cordel. Aqui, Gonçalo Ferreira Silva transforma o rico universo das lendas brasileiras em poemas de cordel que, se não o levam para o sertão, definitivamente trazem uma dose de humor e encanto que rivalizam com o melhor da literatura brasileira.
A obra é recheada de lendas que fogem do convencional. O autor nos transporta para o coração do Brasil, onde as histórias são tão vibrantes quanto as cores do céu em um pôr do sol à beira do Rio São Francisco. Com versos curtos e um ritmo contagiante que lembraria até o desfile de uma escola de samba, o livro conta desde a famosa história do "Saci Pererê" - aquele menino travesso que vive para aprontar - até as aventuras da "Iara", a sereia sedutora dos rios. E sim, pode-se dizer que, se o Saci fosse um youtuber, estaria chamando a Iara de "minha crush".
Impossível não rir ao pensar nas peripécias do "Boitatá", a serpente de fogo que protege as florestas. O mitológico bicho é uma verdadeira lenda viva, e Gonçalo faz questão de dar voz a essa criatura, que mais parece um dos personagens mais loucos de um sitcom. Nas páginas que se seguem, você vai perceber que esses versos rimados têm o poder de tornar até as histórias mais sombrias em verdadeiras comédias de costumes.
E não para por aí! Além de nos apresentar essas figuras folclóricas, o autor também brinca com os costumes e o cotidiano do povo brasileiro. Os temas das lendas são tratados de forma leve e que nos fazem refletir (ou não) sobre a cultura, a identidade e a relação do brasileiro com suas próprias histórias. Afinal, quem precisa de terapia quando se pode ler cordel e sair rindo das desventuras do "Lobo Mau" e sua habilidade quase nula de fazer amigos?
Através de sua escrita envolvente, Gonçalo Ferreira Silva não só resgata a tradição do cordel, mas também faz questão de mostrar que a oralidade e a literatura devem andar de mãos dadas, assim como a farofa e a festa junina. Um verdadeiro resgate da cultura popular com uma pitada de irreverência e sátira, que faz qualquer um se perguntar: "onde foi que eu guardei minha sanfona?"
No final das contas, Brasiliana - Lendas do Brasil em Versos de Cordel é uma obra que nos convida a mergulhar em nosso próprio folclore, enquanto nos divertimos com as travessuras de suas personagens tão carismáticas. Então, rode-se de amigos, prepare um café (ou uma cervejinha), e não esqueça: se algum personagem das histórias aparecer na sua frente, preserve a calma, porque a última coisa que você quer é ficar preso em uma rima para a eternidade!
Prepare-se para dar boas risadas e aprender mais sobre a rica tapeçaria cultural do Brasil nesta obra que é pura festa!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.