Resumo de Aristóteles em Nova Perspectiva. Introdução à Teoria dos Quatro Discursos, de Olavo de Carvalho
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você já se perguntou por que Aristóteles continua fazendo sucesso cinco séculos depois de ter, aparentemente, abandonado as redes sociais, prepare-se! Olavo de Carvalho chega com Aristóteles em Nova Perspectiva, uma viagem pela cabeça do filósofo grego que vai fazer você repensar suas conversas sobre a vida e, claro, sobre como a teoria dos discursos pode muito bem estar relacionada ao seu bate-papo no bar.
No livro, Olavo nos apresenta os "quatro discursos" que Aristóteles categorizou e que, pasmem, ainda são usados para descrever nossas interações sociais. Esses discursos são a narrativa, o comovente, o persuasivo e o descritivo. Se você acha que isso é só um papo de professor chato, prepare-se para ser surpreendido!
O primeiro discurso, o narrativo, é basicamente aquele que conta histórias. Aqui, Aristóteles nos ensina que, para tocar o coração do público, nada melhor do que uma boa história de superação. Pense em todas aquelas novelas que você assiste, cheias de reviravoltas, e você vai entender que, mesmo sem querer, está usando os ensinamentos do mestre.
Em seguida, temos o discurso comovente, que tem tudo a ver com apelar para as emoções. Você sabe, aquele tipo de discurso que faz você sentir que precisa ajudar um gato abandonado ou, ao menos, procurar um travesseiro para secar as lágrimas que nem sabia que estava chorando. Olavo explica que a emoção é uma ferramenta poderosa, e Aristóteles sabia aproveitar isso como ninguém.
Não podemos esquecer do discurso persuasivo! Ele é o que você usa quando tenta convencer seu amigo a assistir àquela série que você adora (mesmo sabendo que ele prefere reality shows). Segundo Olavo, esse discurso é todo sobre argumentos lógicos e bem estruturados. E se não funcionar? Bem, sempre tem a cartada da amizade!
Por último, temos o discurso descritivo, que é, basicamente, o que você faz quando tenta descrever algo para alguém sem que ele tenha visto. "É uma praia com areia fina e um céu azul, porque a pessoa não consegue ver pela tela do seu celular." Olavo nos lembra que as descrições também são uma boa arma de comunicação e podem influenciar até as compras no supermercado!
Ao longo da obra, Olavo de Carvalho ainda desenrola todo uma crítica e análise sobre como esses discursos são fundamentais para a retórica e a comunicação em geral. Ele nos convida a refletir se estamos realmente usando esses discursos na nossa vida cotidiana ou se estamos apenas falando por falar, como em uma roda de amigos após algumas cervejas.
E se você pensou que seria só isso, se prepara, porque a obra pode conter spoilers sobre sua forma de argumentar nas discussões de bar e nas redes sociais! Ao final, fica a reflexão: será que estamos todos falando sem comunicar, ou estamos comunicando sem sermos ouvidos?
Com Aristóteles em Nova Perspectiva, Olavo de Carvalho nos apresenta um guia prático, por assim dizer, para entendermos o que realmente ocorre quando nos comunicamos. Uma verdadeira onipresença de Aristóteles no mundo moderno, mostrando que, mesmo em tempos de memes e threads, seus ensinamentos continuam relevantes - e por que não dizer, divertidos. Então, que venha a próxima discussão a respeito das teorias gregas!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.