Resumo de Caligrafia Letra Cursiva, de Jean Ferreira
Transforme sua caligrafia com o guia prático de Jean Ferreira. Aprenda traçados e dicas que farão sua letra brilhar em qualquer caderno.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, a caligrafia, essa arte que pode transformar uma folha em branco em um verdadeiro espetáculo visual! No entanto, é igualmente um desafio para muitos de nós, que, vamos ser sinceros, mais parecemos estar patrocinando uma competição de garranchos do que escrevendo algo legível. E é nesse contexto que entra "Caligrafia Letra Cursiva", escrito pelo mestre da letra bonita, Jean Ferreira, que nos oferece um verdadeiro guia para deixar nossas anotações dignas de serem emolduradas.
O livro, com suas 60 páginas (que, vamos combinar, são bem leves), é um verdadeiro kit de sobrevivência para quem quer deixar de lado as letras de médico. Começamos pela apresentação da letra cursiva, e não qualquer letra cursiva, mas aquela que faz você parecer um poeta do século XIX (ou pelo menos tentá-lo). Ferreira mostra que, embora possa parecer intimidante, cada letra é como um passo de dança: um movimento suave e solto, mas que pode acabar se transformando em uma pirueta desengonçada se você não prestar atenção.
O autor nos ensina a importância dos traçados, aqueles movimentos que parecem simples, mas que, sob a pena de um iniciante, podem resultar em algo que só uma mãe amorosa acharia bonito. Aqui, Ferreira descomplica a coisa toda e nos apresenta os exercícios práticos. Sim, meu amigo, você vai ter que rabiscar e praticar até que sua letra não somente esteja legível, mas também estilosa. Há também dicas para usar o lápis (sim, ainda existe coisa melhor que canetas coloridas) e como manter a postura correta - uma verdadeira aula de ergonomia para as mãos!
A obra não se limita a um simples "escreva assim!". Ferreira faz uma viagem pela história da caligrafia, lembrando que nem sempre a letra bonitinha foi fácil de se obter. Inclusive, ele nos conta sobre a evolução das canetas e como hoje em dia podemos usar a tecnologia para ajudar (afinal, quem não ama um bom aplicativo?).
Se você sempre achou que seus cadernos eram o lugar perfeito para a arte do garrancho, pode querer reconsiderar depois de passar por este livro. É spoiler: ao final da leitura, você talvez não se torne o próximo Michelangelo das letras, mas pelo menos conseguirá surpreender (ou desespero, dependendo da expectativa) seus amigos com a sua nova assinatura.
Essa obra, escrita para todos aqueles que desejam melhorar a própria caligrafia (ou que simplesmente querem um passatempo diferente), se propõe a transformar não apenas o seu jeito de escrever, mas também a forma como você se vê ao tratar das letras. E, convenhamos, no fim do dia, quem não gostaria de ter uma letra que chamasse mais atenção do que qualquer emoji?
Prepare sua caneta, abra seu caderno e mergulhe nesse mundo encantador das letras cursivas - quem sabe você não encontra um novo hobby, ou pelo menos se despede do seu garrancho para sempre?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.