Resumo de O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você achou que o amor seria fácil e que as coisas seriam sempre um conto de fadas, é melhor sentar, porque O Fantasma da Ópera vai te mostrar que, às vezes, a realidade é mais parecida com um filme de terror do que com um romance de domingo à tarde. Escrito pelo mestre Gaston Leroux, o clássico começa com uma introdução dramática sobre o famoso Palais Garnier, a ópera de Paris, que mais parece um personagem a parte - e não, não é um personagem simpático.
A trama gira em torno de Christine Daaé, uma jovem soprano que tem o dom de fazer os anjos chorarem. Porém, ela não está sozinha nessa sina. Ah, não mesmo! Nossa heroína é perseguida por Erik, o "Fantasma da Ópera", um homem desfigurado que vive nas catacumbas do teatro. E aqui vai um spoiler: Erik não é exatamente o príncipe encantado que você imaginou. O moço passou mais tempo trabalhando em sua música e com suas obsessões do que em cuidar da aparência.
Erik ficou tão apaixonado por Christine que decidiu fazer dela sua musa - e, claro, sua prisioneira. Ele a ensina a cantar e a levar sua carreira adiante, mas, como todo relacionamento tóxico, isso vem com uma condição: Christine deve ignorar o bom moço Raoul, o Visconde de Chagny, que também está no páreo. Ah, essa é a verdadeira receita para um triângulo amoroso dramático!
A ópera em si também é um campo de batalha. Erik não só é um gênio musical, mas também se tornou o verdadeiro mestre do terror, fazendo os membros da produção da ópera cederem às suas exigências. Se você não cumprir o que ele pede, seu espírito vingativo pode se manifestar de maneiras bem... explosivas. Aqui, os danos colaterais incluem quedas de lustres e, claro, o suspense aumentando a cada ato.
À medida que a história avança, as tensões aumentam. Christine, dividida entre a paixão avassaladora e a inquietante presença do Fantasma, acaba chamando a atenção de Raoul, que é mais do que um simples rostinho bonito, mas vale reforçar que ele não tem a mesma habilidade de causar pânico que Erik. E, convenhamos, em um teatro cheio de intrigas, quem não se deixaria levar por um Fantasma enigmático? Essa história toda parece cada vez mais uma novela mexicana com um toque gótico.
E se você pensou que tudo terminaria em paz, saiba que a obra está repleta de reviravoltas. O final? Bom, vamos só dizer que não termina como um típico "e foram felizes para sempre". Prepare-se para um desfecho que vai deixar seu coração na boca e traduzir perfeitamente o que acontece quando o amor se transforma em obsessão e perseguições no submundo da ópera.
Então, se você declarou sua lealdade a um fantasminha, pode se preparar. Esta história nos ensina que alguns amores são tão emocionais e aterrorizantes que não se pode escapar, não importa o quanto você tente. E assim encerramos a de forma cômica e devotada esta montanha-russa de emoções que é O Fantasma da Ópera. E não esqueça: sempre é bom ter um plano de fuga... especialmente quando seu amante está mais para vilão que para herói!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.