Resumo de Rip Van Winkle, de Washington Irving
Mergulhe na intrigante história de Rip Van Winkle, um homem que dormiu por 20 anos e descobriu um mundo transformado. Explore suas reflexões sobre a vida!
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, Rip Van Winkle! Esse conto nos leva a uma viagem no tempo sem precisar de uma máquina maluca como em filmes de ficção científica. Tudo começa de maneira bem tranquila, com nosso herói, Rip, um sujeito comum que vive nas montanhas de Nova York, e que é fielmente descrito como alguém que, na verdade, adorava fazer nada. Ele prefere passar o tempo ajudando os vizinhos e conversando com os amigos do que se preocupar com suas obrigações - e vamos combinar que, de vez em quando, todo mundo gostaria de ser esse "nada" que não faz nada, né?
Rip, o campeão da procrastinação, acaba se enfiando em um passeio com um grupo misterioso de homens que parece ter saído de um quadro a óleo. Esses camaradas são malucos por bebidas e por uma boa conversa fiada, e, adivinha só? Eles têm um elixir mágico que vai fazer nosso amigo adormecer. Ele dá uma de sonâmbulo, dorme por 20 anos e acorda como se tivesse saído de um coma coletivo. Imaginem! Ao acordar, nem percebe que a vida deu uma viradinha no mundo enquanto ele tirava seu "cochilo".
Quando Rip finalmente se espreguiça e dá aquele check-up na realidade, percebe que tudo mudou: a Revolução Americana aconteceu, sua mulher (que já não era tão paciente assim) sumiu, e tudo que ele conhecia agora é passado. A melhor parte? Ele se tornou uma espécie de folclore local, o assunto do momento, e toda a galera tem uma história sobre "o homem que dormiu por 20 anos". Ou seja, ele virou uma celebridade por ter tirado a maior soneca da história!
Spoiler alert: o final não tem um desfecho propriamente dito, em vez disso, o autor deixa no ar que Rip, agora um velho desencantado (mais do que já era), aproveita a fama de adormecido enquanto a vida continua a girar como um carrossel, cheio de novas histórias e mudanças. E quem diria que um simples cochilo poderia levar a tanta confusão?
Essa obra de Washington Irving não só critica as mudanças sociais que ocorrem com o passar do tempo, mas também nos faz refletir sobre nossas próprias vidas e prioridades. Afinal, é preciso acordar e notá-las ou correremos o risco de nos torna apenas mais um personagem de uma história que ninguém quer ler. Então, se você não quer ser o novo Rip Van Winkle, melhor ficar atento e não tirar longas sonecas demais!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.