Resumo de Modelo de Competências e Gestão de Talentos, de Maria Rita Gramigna
Explorar como gerenciar talentos e desenvolver competências com Maria Rita Gramigna é o primeiro passo para se tornar um líder inspirador e eficaz em sua equipe.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você está se perguntando como gerenciar talentos e criar um time de campeões, Modelo de Competências e Gestão de Talentos, de Maria Rita Gramigna, é o livro que você não sabia que precisava. Receba a sabedoria de uma autora que deve ter passado mais tempo em reuniões de trabalho do que alguns de nós em baladas. Prepare-se para abrir sua mente antes de abrir o livro!
Primeiramente, vamos às competências! O que são essas tais competências que tanto falamos e escrevemos? Imagine que são aquelas habilidades, conhecimentos e atitudes que fazem você se destacar no trabalho, como se você fosse o super-herói do PowerPoint ou a rainha dos e-mails bem escritos. Gramigna explica que, para as empresas, é fundamental saber quais competências são necessárias para alcançar os objetivos estratégicos. Ou seja, não adianta saber fazer origami se a empresa está precisando de um programador, certo?
A autora traz à tona o conceito de Modelo de Competências, que pode ser basicamente descrito como uma estrutura que ajuda a identificar e desenvolver essas habilidades desejáveis nos colaboradores. Imagine um quadro onde está escrito "proatividade", "inovação" e, claro, a famosa "trabalho em equipe". Não se esqueça, porque, se você não consegue lidar com os colegas de trabalho, o ambiente pode parecer mais um jogo de Battleship do que um local produtivo.
E aí vem a parte divertida - a gestão de talentos! Gramigna nos ensina que identificar e desenvolver talentos é como escolher os jogadores certos para o seu time de futebol - se você só tem goleiros, não vai longe, não é mesmo? Para isso, a autora sugere a criação de planos de desenvolvimento e treinamentos de acordo com as competências identificadas. Então, sim, você pode finalmente colocar em prática aquela ideia de um workshop de Como Ser Menos Chato em Reuniões!
A leitura ainda aplica algumas ferramentas e métodos práticos, como avaliações de desempenho, feedbacks (que são aqueles momentos onde você vai ouvir verdades que podem doer mais do que uma queda de bicicleta) e os famosos planos de ação, que não são nada mais do que promessas de que você vai melhorar e se tornar a versão mais incrível de si mesmo. Spoiler: muitas vezes isso envolve mudar alguns hábitos (despedida dos lanchinhos da tarde!).
Gramigna também destaca o papel da liderança nesse processo de gestão de talentos. O líder é quem vai guiar a barca, e não deve ser alguém que só se importa em ser o "chefinho" do escritório. O líder deve ser um inspirador, como um maestro que faz sua orquestra tocar em harmonia... ou um coach que diz que você é capaz de todas as coisas do mundo.
No geral, Modelo de Competências e Gestão de Talentos não é só um livro de academia - é um guia para quem quer levar a empresa a um novo patamar. Se você sobreviver a reunião depois desta leitura, certamente será um talento inestimável! Então prepare lápis e papel, e vá anotar as dicas valiosas que a Gramigna traz. Afinal, ser um profissional competente e um ótimo líder é o que todos almejam, mas poucos conseguem aplicar no dia a dia.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.