Resumo de Espaço no Desenho de Interiores, de Silvia Porro e Inês Quiroga
Transforme sua percepção de ambientes com o resumo de 'Espaço no Desenho de Interiores'. Descubra como cada m² pode ser otimizado e se tornar um espaço inspirador.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você achava que entrar em uma sala e simplesmente chamá-la de "quarto" era o auge do design de interiores, é melhor sentar. Espaço no Desenho de Interiores é aquele manual que vai te fazer repensar cada m² da sua casa, como se cada cantinho fosse uma tela em branco do Picasso - e não, não estamos falando daquele quadro que você tentou fazer na escola. Este livro é o "antes" e o "depois" da sua relação com os ambientes que você habita.
Os autores, Silvia Porro e Inês Quiroga, não estão aqui para brincar. Eles discutem a importância do espaço em uma narrativa visual. Vamos encarar, design de interiores não é só sobre jogar um sofá aqui e uma planta ali (embora essa planta seja muito importante para você parar de ser tão dramático). O espaço, segundo as autoras, é um personagem que pode alterar a percepção, o humor e, claro, os seus índices de produtividade. Isso mesmo, você pode até melhorar seu rendimento no home office com um espaço decente! Olha o drama se acabando.
Os principais tópicos do livro são direitos autorais; opostos e encontros; a interação espaço-objeto; e o layout ideal. Já pensou em um mundo onde as mesas não atrapalham o fluxo das pessoas? Ou onde o sofá não te obriga a se perguntar "onde eu deixei meu celular agora?"? Aqui, você aprende tudo sobre circuitos de circulação: sim, esse conceito que faz parecer que sua casa é uma pista de dança, onde você pode se mover com leveza, sem tropeçar no tapete da sala.
Além disso, Silvia e Inês falam da importância da iluminação e da cor no ambiente. Vamos ser sinceros: aquele seu amigo que adora a luz fluorescente deve também adorar as noites em claro e o desconforto. A luz e a cor não são só para deixar tudo bonito no Instagram; elas têm um impacto real nas emoções das pessoas. Escolher tons certos pode transformar seu lar em um abrigo de conforto ou, no mínimo, em um lugar onde você não sinta vontade de sair correndo a cada cinco minutos.
O livro também aborda como integrar o espaço com as expectativas do usuário. E adivinha? Você não é apenas um espectador! O espaço te abraça (ou não) dependendo de quão bem feito está o trabalho das autoras. O que os autores querem que você perceba é que o design pode transformar não só paredes, mas também a vida das pessoas que ocupam esses espaços.
E, spoiler alert, ao final da leitura você vai se pegar reorganizando a sua casa como se estivesse em um desses reality shows de reforma, só que você não vai precisar de uma equipe de produção ou de um designer famoso - só das dicas que você aprendeu aqui.
Para finalizar, Espaço no Desenho de Interiores não é só um livro; é uma verdadeira ode ao espaço que habitamos. Uma leitura fundamental para você se tornar o guru do design que sempre sonhou ser (mesmo que a sua única experiência anterior tenha sido arranjar os móveis da sala durante a quarentena). Portanto, pegue sua fita métrica, faça algumas anotações e prepare-se para transformar sua casa no palácio que você sempre quis!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.