Resumo de A música popular que surge na Era da Revolução, de José Ramos Tinhorão
Embarque na revolução musical com José Ramos Tinhorão. Descubra como a música popular moldou a identidade brasileira na Era da Revolução.
domingo, 10 de novembro de 2024
Prepare-se para uma viagem sonora pela Era da Revolução, onde a música popular brasileira começa a deixar sua marquinha na história, e José Ramos Tinhorão vem como o guia turístico mais afiado desse passeio! Aqui, nosso autor desvenda como a dança e a música se entrelaçaram com a sociedade durante um período de transformações. A dança não é só um jeito de se mover, é também uma manifestação cultural que ecoa as vozes de um povo que estava em plena efervescência.
Tinhorão faz uma radiografia musical do Brasil do século XIX, onde vemos a vagabundagem dos ritmos e a influência de diversas culturas que aportaram nas nossas terras tupiniquins. Tem a música de corda, o piano que se tornava o queridinho dos salões, e a dancinha de roda nas ruas. Mas calma, não pense que ele tá só falando de festas e serenatas. O livro também não escapa do papel fundamental dessa música na construção da identidade nacional. Afinal, a música popular é um verdadeiro termômetro do que acontece no coração da massa.
Aqui, nosso amigo Tinhorão não tem medo de se aprofundar nas influências estrangeiras, que vão desde a presença da música africana até o folclore ibérico. É uma verdadeira salada musical! Ele traz à tona como as transformações sociais, políticas e econômicas moldaram esses ritmos, sempre com uma pitada de ironia. A gente percebe que, enquanto muitas pessoas só pensam em samba ou bossa nova, a música popular é um caldeirão fervente de ritmos, influências e a fala do povo.
E o que seria de um resumo sem algumas revelações, não é mesmo? Então, spoilers à vista! Tinhorão revela que, nessas danças e músicas, havia um debate sobre a identidade nacional. O autor discorre sobre como a vitória de algumas músicas representou a resistência e a luta do povo pelos seus direitos e a busca de um espaço na sociedade. O samba não é só samba; é uma declaração de amor e indignação!
Ao longo do livro, vamos nos deparar com personagens que se tornaram ícones da música popular e que, de certa forma, representaram a Revolução da sua época. É quase uma biografia musical em que cada nota e cada rima têm sua importância. E, acredite, a música popular brasileira é como um queijo da Serra: quanto mais maturada, mais saborosa!
Em suma, esse livro é uma verdadeira aula para quem quer entender as raízes da música popular e sua evolução durante um dos períodos mais tumultuados da história do Brasil. Com um tom irreverente e, muitas vezes, crítico, A música popular que surge na Era da Revolução é uma leitura fundamental para quem busca se aprofundar no tema. E quem disse que aprender sobre história musical não pode ser divertido? Então prepare-se para dançar. ou pelo menos balançar a cabeça, porque a Revolução está rolando e a música nunca para!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.