Resumo de Um tempo possível: Um conto sobre a banalidade da viagem no tempo, de Ronaldo Trentini
Mergulhe no mundo cômico de 'Um Tempo Possível' de Ronaldo Trentini e descubra como a banalidade da viagem no tempo nos ensina a lidar com a vida cotidiana.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para embarcar em uma viagem no tempo que é quase tão emocionante quanto pedir uma pizza em uma sexta-feira à noite! Em Um tempo possível: Um conto sobre a banalidade da viagem no tempo, Ronaldo Trentini leva o leitor a explorar os altos e baixos dessa ideia que muitos consideram incrível, mas que, nas mãos do autor, acaba se revelando uma verdadeira comédia da vida cotidiana. E cá entre nós, quem não gostaria de dar uma espiada no próprio futuro ou no passado, mesmo que isso envolva algumas situações cômicas?
A história gira em torno de um protagonista que, em um momento de pura epifania científica (ou de não ter o que fazer), decide que viajar no tempo é uma ótima maneira de escapar da rotina entediante. Mas, claro, como tudo tem seu preço, essa escolha não se mostra exatamente como o conto de fadas que ele imaginava. Prepare-se para muitas reviravoltas que colocam em xeque a sabedoria de alguns personagens que acham que "só uma puladinha no passado não vai fazer mal".
No início, nosso viajante do tempo se descobre maravilhado com suas novas habilidades. Ele pensa que vai mudar o mundo ao se infiltrar em momentos históricos importantes, talvez até salvar a humanidade de algumas decisões questionáveis. Porém, logo percebe que suas intervenções têm consequências cômicas e muitas vezes absurdas. Imaginem ele tentando impedir um evento histórico e, em vez disso, criando uma nova linha do tempo onde a tecnologia de smartphones foi substituída por. bem, um chazinho da avó!
A narrativa é carregada de ironia e humor, mostrando que a viagem no tempo não é apenas uma ferramenta mágica, mas também uma metáfora sobre a banalidade da vida. Trentini consegue mostrar que, por mais que queiramos escapar da nossa realidade, o que realmente importa é como lidamos com ela. Assim, entre uma viagem e outra, o protagonista aprende que muitas vezes a solução para seus problemas pode estar mais perto do que imagina - talvez só precise ir até a esquina comprar pão.
E se você está esperando um desfecho apoteótico com uma batalha épica entre viajantes do tempo, prepare-se para desapontar-se! Spoiler: o final foge do convencional e nos leva à reflexão de que, às vezes, o verdadeiro desafio é aceitar a vida como ela é, com seus altos e baixos, sem precisar voltar no tempo para tentar corrigir cada pequena bobagem.
No geral, Um tempo possível é uma obra que mistura comédia e filosofia sobre as escolhas da vida, mostrando que viajar no tempo pode parecer tentador, mas o trivial do dia a dia é onde realmente encontramos as respostas que procuramos. Afinal, quem precisa de máquinas do tempo quando se pode simplesmente parar para refletir?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.