Resumo de Tomás De Aquino - Introdução à Vida e à Obra do Grande Pensador Medieval, de Frederick Copleston
Mergulhe na vida e obra de Tomás de Aquino com Frederick Copleston. Conheça como o pensador medieval revolucionou a filosofia e a teologia.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, Tomás de Aquino, o pensador medieval mais famoso desde que o pão com queijo se tornou artesanal! Neste livro, Frederick Copleston nos leva a uma viagem pela vida e obra desse filósofo que praticamente redefiniu a forma de pensar sobre a teologia e a filosofia. Prepare-se para mergulhar numa narrativa repleta de argumentos mais sutis que um gato tentando pegar um rato!
Para começar, Copleston faz um panorama da vida de Tomás. Você sabia que ele veio de uma família de nobres? Isso mesmo! Tomás nasceu em 1225 em uma espécie de "castelo de ideias", na Itália, e já prometia ser um verdadeiro gênio. Embora os pais quisessem que ele seguisse a vida de um nobre bonitão, ele decidiu que mortalidade e bem-estar eram opções para depois e se juntou à Ordem dos Dominicanos. Que rebeldia, não?
E por que exatamente ele é considerado um grande pensador? Copleston explica como Tomás amalgamou a filosofia de Aristóteles com a teologia cristã. A partir disso, ele apresentou conceitos e argumentos que ajudaram a sistematizar o conhecimento de sua época. Praticamente um "faça você mesmo" para a teologia. Um exemplo disso é a famosa "Cinco Provas da Existência de Deus". Spoiler: pela lógica dele, Deus é praticamente um cientista que resolveu criar o universo como quem monta um quebra-cabeça, com todas as peças perfeitamente encaixadas!
O autor também discorre sobre a herança intelectual de Tomás. Prepare-se para uma discussão sobre a dignidade da razão e o uso da filosofia como uma ferramenta para entender a fé. Ou seja, se antes a fé era só um "acredite porque sim", com Tomás, a coisa começou a ter fundamento. Ele não era só um sonhador, era um carpinteiro da razão e da fé!
E como se não bastasse, Tomás também se aventurou numa conversa sobre ética, justiça e moralidade. Em suas obras, debatedores e teólogos de sua época talvez tenham sentido um frio na espinha, já que ele usou a razão como um argumento para mostrar que Deus não era um ser que fazia o que bem entendia, mas sim um ser que se apropriava da justiça e da bondade. Uma verdadeira revolução!
Copleston também destaca os muitos e muitos discípulos que Tomás influenciou, e isso ainda ecoa hoje nas universidades e seminários. Então, se você estiver pensando em ser uma pessoa sábia, talvez seja a hora de prestar atenção nele! O que Tomás fez foi ser considerado a "cabeça" do escolasticismo, o que, por sua vez, rendeu a ele um título de honra eterna - e isso é algo que não se compra em loja de 1,99!
Por fim, o livro encanta com as discussões sobre a importância de Tomás de Aquino e como ele moldou a filosofia e teologia ocidentais. Juntando tudo isso, temos um pensador que é mais relevante hoje do que muitos influencers digitais.
E aí, pronto para abordar as questões de existir ou não existir, enquanto toma um café e discute a vida com um amigo? Se Tomás pôde fazer isso no século XIII, você também pode tentar! Vamos lá, mas só não comece a usar termos como "essência" e "sustância" numa conversa boba na fila do supermercado, porque isso pode levantar algumas sobrancelhas!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.