Resumo de Almanaque Brasilidades - Um inventário do Brasil popular, de Luiz Antonio Simas
Mergulhe no caldeirão cultural do Brasil com Almanaque Brasilidades de Luiz Antonio Simas. Uma leitura que alegra e informa sobre nossas tradições!
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você já olhou para o Brasil e pensou "isso aqui é um grande caldeirão cultural", então Luiz Antonio Simas está aqui para te dar um mapa desse caldeirão! Almanaque Brasilidades é praticamente um tour guiado, daqueles que você pagaria para fazer, mas que, no caso, é gratuito. E se você não quer pagar, pode sempre acessar de forma virtual, só não esqueça de pegar uns biscoitos antes.
Simas faz um trabalho incrível ao combinar história, folclore, música e curiosidades em um só lugar. Imagine que você entrou numa máquina do tempo e, em vez de ir para o passado, fez uma viagem pela alma do Brasil. Ele toma a liberdade de explorar o que faz a cultura popular tão rica, variada e. bem, tão típica do nosso "jeitinho brasileiro". Para os mais desavisados, isso inclui desde festinhas de São João até como o samba se tornou nosso filho legítimo (ou seria enteado?).
O livro é dividido em várias partes que abrangem temas como religiosidade, festividades, culinária e até mesmo a arte da malandragem. E não, não estamos falando daquele tipo de malandragem que você encontra no emprego, mas sim uma celebração da esperteza e do improviso que fazem parte do DNA brasileiro. É como se o Simas dissesse: "Olha, a gente pode não ter tudo, mas temos a criatividade para transformar um tico-tico no fubá em um carnaval!".
E vamos falar da escrita de Simas: ele tem um jeito bem-humorado de tratar os temas. Ele te envolve nas histórias como se fosse um amigo contando um causo, enquanto você fica sentado na roda de violão. O cara consegue transformar qualquer narrativa em um espetáculo, e se você não prestar atenção, pode rir alto em meio a informações sérias.
Logo, se você estava à procura de um livro que não só informa, mas também te faz sentir e viver a cultura, acertou em cheio! Mas vamos ser claros: Almanaque Brasilidades não é uma espécie de manual, e spoilers não são necessários aqui. O que vai rolar é uma imersão no que faz do Brasil um lugar único, com suas tradições, sabores e estórias que dançam com a gente.
E para finalizar com chave de ouro, Simas nos lembra que, por mais que nosso Brasil possa ser uma montanha-russa cultural, sempre tem espaço para uma boa risada e um "se vira nos 30". Então, ponha suas chinelas, prepare-se para um samba na cozinha e mergulhe de cabeça nessa Festa Junina literária! O que você está esperando? Essa é uma leitura que qualquer brasileiro - e quem sabe até um estrangeiro curioso - deve conferir.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.