Resumo de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Descubra o trágico e irônico destino de Policarpo Quaresma. Uma crítica à sociedade brasileira em um romance de Lima Barreto que vai te emocionar!
domingo, 10 de novembro de 2024
Ah, Triste Fim de Policarpo Quaresma! Um título que já nos entrega a expectativa de uma montanha russa emocional e, claro, de uma boa dose de ironia. Escrito por Lima Barreto, esse romance é um baita retrato da sociedade brasileira no início do século XX, cheio de críticas sociais e personagens que provavelmente seriam ótimos em um reality show - só que mais trágicos e menos glamourosos.
Vamos lá, o protagonista é Policarpo Quaresma, um homem que tem um amor único e quase obsessivo pelo Brasil - e não estamos falando sobre a fervorosa apaixonada que canta "Aquele Abraco", não! Ele é um verdadeiro patriotão, de camisa amarela e verde, sonhando acordado com a "grandeza" da pátria. Certa vez, ele até decide que a melhor maneira de ajudar o Brasil é criar a "Lingua Brasileira", que seria uma mistura bem esquisita entre o português e umas ideias que ele teve em um dia de sol. Spoiler: não dá certo!
O homem é tão idealista que se lança em ideias absurdas, como transformar a plantação de café em uma exploração agrícola de verdade. Spoiler a caminho: o agronegócio nem pensou duas vezes antes de pegar o boné e dar tchau pro Policarpo, que ficou na sombra, esperando a glória que nunca veio. Pior ainda, nossas instituições estão mais interessadas em manter o status quo do que em ouvir as ideias mirabolantes do nosso amigo.
Além disso, ele enfrenta uma série de tragédias e desilusões que fazem qualquer um querer se esconder em um canto escuro e não sair mais de lá. Entre um fiasco e outro, Policarpo ainda acaba se metendo em confusões com os militares, e, olha, eles não têm tempo para ensaios de teatro nem discussões filosóficas. Eles só querem a ordem e, se possível, que você não questione as coisas.
O tempo passa, e nosso querido Policarpo vai aprendendo que a vida nem sempre é feita de sonhos idealistas. Ah, e não pense que o final é uma festa de arromba! O título já entrega que o "triste fim" é uma referência direta ao desfecho, e, digamos, ele não termina em uma grande celebração de samba.
Lima Barreto, com seu humor ácido e crítica mordaz, nos mostra que a vida pode ser cruel com os que sonham alto, fazendo de Triste Fim de Policarpo Quaresma uma verdadeira aula de como ser um herói improvável em um Brasil que nem sempre valoriza seus verdadeiros filhos. Para quem estava esperando uma história de felicidade e riquezas, sinto muito, mas Lima não veio para alegrar seu dia!
Em resumo: se você quer rir, chorar e refletir sobre o nosso querido Brasil com suas tristezas e suas glórias, não perca tempo e mergulhe na vida do nosso amigo Policarpo. Ele pode ter um fim triste, mas sua história é tudo menos monótona!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.