Resumo de Assim que Passarem Cinco Anos: Lenda do Tempo, de Federico García Lorca
Prepare-se para uma reflexão intensa sobre amor e tempo em 'Assim que Passarem Cinco Anos' de Lorca. Uma obra que desafia a realidade e emociona.
domingo, 17 de novembro de 2024
Neste livro, Assim que Passarem Cinco Anos: Lenda do Tempo, o grande Federico García Lorca nos presenteia com uma obra que, partindo de uma profunda reflexão sobre o tempo e a vida, parece ter saído de um sonho muito intenso - daqueles que fazem você acordar suado, sem saber se ainda está no mundo real ou em um delírio poético.
A obra é escrita em forma de drama, permeada por uma atmosfera simbólica onde o tempo não é linear e as personagens parecem viver em um constante looping de emoções e crises existenciais. Então, meu amigo leitor, se você está esperando um enredo simples, melhor preparar os nervos, porque aqui a coisa é mais tortuosa que labirinto grego!
Logo de cara, nos deparamos com a cena de uma noiva que é o retrato perfeito do amor idealizado, e isso só para começar a bagunça. A moça é cercada por um clima de tragédia e desejo, sempre rodeada por questionamentos sobre o que realmente é o amor e como ele se relaciona com o tempo. E, claro, você vai se perguntando se essa noiva vai conseguir se casar ou se o príncipe encantado, que pode ser mais um fantasma de Lorca, vai deixá-la na mão na última hora! Spoiler: o tempo é um verdadeiro vilão nessa história.
Além disso, Lorca insere o tempo na forma de simbologias que vão do poético ao místico. Os personagens, que são um verdadeiro festival de personalidades - desde o incisivo até o introspectivo - dialogam entre si e com o ambiente de forma que a realidade se confunde com a fantasia. Você até pode pensar: "Ah, mas onde estão as explicações práticas?" E eu te digo: o único que explica alguma coisa aqui é o tempo, e ele está muito ocupado!
Entre outras peripécias, um dos alicerces da trama é a relação com a morte. Isso mesmo! O autor brinca e dança em torno do tema, convidando os leitores a refletirem sobre a efemeridade da vida em uma lenda bem ao estilo de seus outros trabalhos. As conversas sobre a morte não são pesadas, mas sim, repletas de lirismo e, porque não, um toque de ironia.
Por fim, em um crescendo que lembra uma ópera, tudo se despeja em um clímax dramático que poderia fazer até um filme de ação parecer uma comédia romântica. O que fica no ar, afinal, é a força que o tempo exerce em nossas vidas e amores.
No geral, Assim que Passarem Cinco Anos é um convite a uma reflexão profunda sobre o tempo, amor e a ação inevitável da vida - um verdadeiro carrossel de emoções! Prepare-se para se perder no tempo e nas palavras de Lorca, sem saber se deve rir ou chorar ao final.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.