Resumo de A Fonte da Juventude (Vol. 2), de Peter Kelder
Embarque na jornada de rejuvenescimento de Peter Kelder em A Fonte da Juventude. Exercícios e meditações para revitalizar corpo e alma.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para embarcar numa jornada de envelhecimento reverso, como se o tempo estivesse dando tchauzinho e decidisse voltar para a adolescência. Na A Fonte da Juventude, Peter Kelder traz a proposta de um manual que nem o mais aficionado dos esteticistas poderia imaginar: exercícios, meditações e filosofia para rejuvenescer a alma e o corpo. E sim, você leu certo, estamos falando de um livro que quer que você se sinta mais jovem do que sua avó que ainda usa minissaia.
O autor, em sua sabedoria quase zen, nos apresenta o que denomina de "Kolden", uma série de exercícios físicos que mais parecem bailarinas do É proibido fumar na fábrica do seu sogro. Sabe aquela ideia de que, se você não se mexer, a vida vai passando? Pois é, aqui a proposta é se jogar nas práticas do Kolden e deixar o sedentarismo de lado. Kelder apresenta uma rotina que combina posturas do yoga e movimentos que lembram um pouco as danças das celebridades que tentam se agarrar ao tempo. E se você acha que é só isso, saiba que não tem como escapar das meditações contemplativas. Se prepare para encontrar seu eu interior e, quem sabe, até descobrir que o seu verdadeiro eu interior é um jovem de 18 anos.
Neste segundo volume, o autor não vem só com os exercícios; ele abusa das histórias de almas que, através dos seus ensinamentos, supostamente se transformaram em "estudantes do tempo". Um verdadeiro desfile de gente que se sentiu revigorada, rejuvenescida e talvez, em algum momento, levemente animada com a ideia de ser um ninja da vitalidade. Isso mesmo, aqui temos a promessa de que a prática constante supre as rugas.
Kelder também nos presenteia com o conceito de Elixir da Juventude, que é quase como a versão espiritual da água da fonte dos desejos. Se você se dedicar, promete-se que sua vida ganhará outra perspectiva - mais brilho, mais saúde, menos "não estou entendendo o que aconteceu com meus pés". Mas claro, como nada é de graça, isso envolve um certo compromisso da sua parte. E se você não se comprometer, bem, não me venha chorar as pitangas da vida triste.
E agora, spoiler alert! Se você estava esperando um final emocionante, sinto muito, mas a verdadeira resistência é a continuidade na prática! Afinal, o que vale nessa empreitada é a jornada, não o ponto de chegada, e talvez um pouco do efeito colateral de ser confundido com alguém que acabou de sair de um spa.
Então, se você está disposto a deixar a preguiça de lado, pegar seu tapetinho de yoga e tentar rejuvenescer como se estivesse em um filme da Disney onde os velhinhos viram jovens, A Fonte da Juventude (Vol. 2) pode ser seu novo melhor amigo! Mas cuidado: a cada postura, há uma chance de você se olhar no espelho e gritar: "que jovem maravilhoso sou eu!" e, claro, isso pode te deixar levemente narcisista.
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.