Resumo de English Pronunciation for Brazilians: The Sounds of American English, de Sonia M. Baccari Godoy
Aprimore sua pronúncia do inglês americano com dicas práticas e divertidas de Sonia M. Baccari Godoy em 'English Pronunciation for Brazilians'.
domingo, 17 de novembro de 2024
Caro leitor, prepare-se! Você acaba de entrar em um universo onde as vogais e consoantes americanas dançam como se estivessem no "Dança dos Famosos", ou melhor, na "Dança das Pronúncias"! Em English Pronunciation for Brazilians: The Sounds of American English, Sonia M. Baccari Godoy decide tirar a poeira do seu inglês, dando um jeito na pronúncia que muitos de nós, meros mortais, ficamos sempre em dúvida. Então, pegue seu dicionário (ou Google Tradutor, quem somos nós para julgar?) e vamos nessa!
Primeiramente, a autora nos apresenta uma introdução sobre a importância da pronúncia correta. Afinal, não adianta saber todos os verbos irregulares se você vai falar "winer" ao invés de "winner". Oh, o impacto! E, para os desavisados, Sonia também mostra como o português e o inglês conversam - um verdadeiro bate-papo linguístico que faz você se sentir em casa, mesmo que a língua em questão seja a americana.
É aí que entram as maravilhas do IPA (International Phonetic Alphabet), aquele alfabeto simpático que faz os nerds da linguística brilharem os olhos! A autora destrincha cada som do inglês americano e nos ensina a sonoridade de forma divertida. Ao concluir os capítulos, você provavelmente vai se sentir um verdadeiro poliglota, mais próximo de ser o protagonista de um filme hollywoodiano do que de um brasileiro tentando pedir um "hot dog" na esquina.
Mas calma, que a obra não é só teoria! Sonia inclui exercícios práticos e ilustrações muito legais que, se você prestar atenção, podem até lembrar algumas figuras estranhas que você conhece. E o CD de acompanhamento? É como se você tivesse um professor particular na sala de casa te corrigindo, o que pode ser muito mais eficaz do que aquele último curso online que você fez.
E já que estamos aqui para desmistificar, prepare-se para algumas dicas que não estão no seu livro de gramática: a entonação e o ritmo são tão importantes quanto os sons das palavras. Você pode até saber como dizer "hello!", mas se não usar a entonação correta, seu "alô" pode sair mais para um "Olá, tudo bem?" bem sem graça.
Ao final, não se esqueça dos truques que a autora compartilha! Ela coloca em pauta como praticar sozinho ou com amigos (quem resiste a uma competição de língua inglesa, não é mesmo?). O importante é fazer a boca trabalhar, porque, no fim das contas, pronunciar corretamente pode ser a diferença entre ser entendido e ser convidado a sair da conversa. E se você ainda duvida do poder de uma boa pronúncia, lembre-se: enquanto os outros estão se atrapalhando com "th" e "r", você pode estar se destacando como o poliglota da turma!
Então, se você está determinado a não ser o motivo de piada no próximo "café poliglota", vale a pena dar uma chance para English Pronunciation for Brazilians. Você pode até sair por aí se achando o próprio sotaque americano! E lembre-se: pratique, pratique e pratique, mas não esqueça de se divertir nessa jornada linguística!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.