Resumo de Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antonio Geraldo da Cunha
Mergulhe no fascinante Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e descubra as histórias surpreendentes por trás das palavras que usamos diariamente.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você acha que o português é só um amontoado de palavras jogadas em uma frase, claramente não teve o prazer de conhecer o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antonio Geraldo da Cunha. Prepare-se para uma viagem linguística que vai te fazer repensar cada "e aí" que você já usou na vida!
Primeiro, vamos esclarecer: este livro não é uma obra de ficção onde os personagens lutam com dragões ou se apaixonam em banhos de chuva. Aqui, o que brilha é a linguagem e suas origens. O autor mergulha de cabeça nas raízes das palavras que compõem nosso querido idioma, e, acredite, o que você vai descobrir é que muita coisa que você sempre disse pode ter uma história até mais emocionante que a última novela das 9!
As etimologias são como pequenos mistérios que estão escondidos nos cantos da nossa língua. Procure a palavra "miserável", por exemplo. Você pode muito bem achar que é só uma forma simpática de chamar alguém que não está nos melhores momentos financeiros. Mas, conforme você vai acompanhando o texto do Cunha, descobre que a origem dela está ligada à palavra miseria. Ou seja, é um verdadeiro "chamado de miséria"! Nada como uma boa etimologia para deixar a vida de quem tá sem grana ainda mais dramática, não é mesmo?
E não para por aí; o livro também analisa as influências que outras línguas tiveram no português. Assim, você se depara com palavras que têm origem em tudo, desde o Latim até os idiomas indígenas. O autor faz essa conexão de forma que você jamais olhe para uma simples palavra da mesma maneira. Ao invés de só ver "festa", você pode começar a enxergar diversos contextos culturais e históricos que a cercam. Olha que útil para conversar com os amigos e parecer uma enciclopédia ambulante!
Agora, se você é daqueles que desanima só de pensar em leitura mais "pesada", fique tranquilo: o livro não é só um dicionário de palavras sem vida. Cunha garante que, através das suas explicações, você vai rir e se surpreender. Cada palavra é uma mini-história e, claro, vem acompanhada de uma dose de humor que faz qualquer um se apaixonar pelo português.
Por fim, se você não gosta de spoilers e está se perguntando qual o "desfecho" do livro, aqui vai: o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa não termina com uma conclusão definida. Ele simplesmente te lança no mar da língua portuguesa, deixando você à vontade para explorar suas belezas e peculiaridades. Não se preocupe, você não vai se afogar - ao invés disso, vai emergir mais sábio e, quem sabe, até se sentindo um verdadeiro poeta!
Em suma, se você busca entender de onde vem cada palavra que diz ou escreve, este dicionário é seu novo melhor amigo. Prepare-se para se surpreender com as histórias incríveis que essas palavras têm para contar!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.