Resumo de A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne
Embarque na emocionante viagem de Phileas Fogg em 'A Volta ao Mundo em 80 Dias'. Descubra aventuras, desafios e um toque de romance nesta clássica obra.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, A volta ao mundo em 80 dias! Um verdadeiro passeio pelas terras e mares com um tanto de planejamento e uma pitada de loucura, tudo isso assinado pelo mestre da aventura, Júlio Verne. Prepare-se, porque vamos embarcar nessa jornada como Phileas Fogg, o protagonista mais rígido e pontual que já existiu - sério, o homem tinha um relógio que provavelmente se confundia com um metrolômetro!
A história começa em Londres, onde o nosso herói Fogg, um gentleman que tem mais dinheiro que sentimentos, decides que vai dar a volta ao mundo em 80 dias. E por que 80? Porque 79 seria muito fácil e 81 seria viagem demais! Com um tapa no joelho da lógica, ele acaba fazendo uma aposta mirabolante no Reform Club, com seus amigos incrédulos. A quantia? Uma verdadeira fortuna da época - algo que faz a gente pensar em quanto vale um passeio de um mês e meio ao redor do planeta.
E lá vai Fogg, acompanhado de seu leal e por vezes atrapalhado criado, Passepartout (que tem um nome que parece mais de chaveiro do que de empregado), atravessando cidades, enfrentando diversas culturas e se metendo em confusões que fariam qualquer uma das suas apostas parecerem uma luta no bar da esquina. O homem é tão sério que parece ter saído de um retrato em preto e branco! Spoiler: se você está esperando que ele voe por cima das montanhas, spoiler, não vai rolar! Tudo é feito por meios mais "tradicionais" como navios, trens e um bonde improvisado.
Em cada parada, Fogg enfrenta os mais variados percalços. Desde perder um trem (que, convenhamos, é triste e tragicamente hilário) até salvar uma donzela de um destino trágico. E não tem como não mencionar a bela Aouda, que faz o coração de Fogg derreter mais rápido do que um sorvete em um dia quente. Mas, como um bom gentleman que é, ele quase não demonstra suas emoções - fica mais para uma maracujá em dia de calor.
Agora, _os desafios estão a cada curva do percurso_. Ele tem que lidar com a Índia, onde nem todo mundo está a fim de ajudá-lo, além de um infame detetive chamado Fix, que não quer deixar passar a chance de pegar Fogg por um crime que ele não cometeu. E, só para manter a graça, o detetive parece escolher o pique-forte para ir atrás dele! Fogg é mais rápido que muito atleta olímpico!
Conforme nossos protagonistas avançam, o tempo se torna o grande inimigo e, acredite se quiser, eles até passam por países que são mais rápidos que Netflix para cancelar uma assinatura! Cada segundo conta, e as reviravoltas vão fazendo a trama ficar tão emocionante quanto uma maratona de série recomendada para os amigos.
Spoiler alert: o final é simplesmente de deixar a respiração presa! Eles conseguem? Ficam presos em alguma ilha deserta? O que acontece com Aouda e Fogg? Com apelo dramático, a narrativa se desenrola até a última página, e a revelação final fará seu coração disparar mais do que um trem fora dos trilhos.
Então, se você procura uma história cheia de reviravoltas, aventuras e um quê de romance e humor-que-deixa-a-gente-pensando, A volta ao mundo em 80 dias é seu passaporte. Prepare suas malas e venha embarcar nessa viagem que, acredite, é mais curta do que parece. e com muito mais emoção!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.