Resumo de Inglês Para Professor. Vocabulário, Gramática e Pronúncia Para Professores [Brasileiros] de Inglês - Volume 1, de Higor Cavalcante
Transforme sua abordagem no ensino de inglês com dicas práticas de vocabulário, gramática e pronúncia para professores brasileiros. Aprenda a se comunicar efetivamente!
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você, assim como eu, já passou pela tortura de estudar inglês e se perguntar se "is this your pen?" ou "where is the bathroom?" é tudo que sabe, prepare-se para transformar sua vida com este volume do Inglês Para Professor. Higor Cavalcante decidiu que era hora de dar uma mãozinha pra quem ensina a língua de Shakespeare e fez isso com muito bom humor e, claro, bastante conteúdo relevante.
Nesse livro, o autor apresenta vocabulário, gramática e pronúncia, tudo com um toque especial para professores brasileiros. A ideia é que, ao final da leitura, você não só saiba dizer que a caneta é sua, mas que também consiga entender os complexos mistérios da gramática inglesa - e quem sabe até aplicar no dia a dia da sala de aula.
Vamos lá, o livro começa com uma introdução ao vocabulário, que é a parte de brincar de juntar palavras e criar frases. Higor separa os termos mais importantes por temas, como saúde, educação e, claro, como fazer o aluno entender que "bath" não é só um lugar para um banho relaxante, mas sim um toalete. A parte boa? Ele traz exemplos práticos e contexto para que você possa usar após a leitura. É quase como se você estivesse numa conversa real e não apenas ensaiando para um filme de Hollywood.
Depois, vem a seção de gramática. E não se preocupe, não é aquela chatice de regras sem fim - Higor consegue transformar a gramática em algo que você talvez não odie por completo. São explicações diretas e exemplos que ajudam a entender cada regra que pode deixar qualquer professor de cabelo em pé. Ele promete que, após essa seção, você não precisará mais tirar um "nove" para entender onde colocar o "s" no final da palavra.
Ah, e não podemos esquecer da pronúncia. Uma parte crucial, visto que há pessoas que falam inglês como se fossem um robô tentando aprender uma nova língua. O autor oferece dicas e exercícios práticos para que a pronúncia não seja apenas uma questão de ouvir o que o nativo diz e sair repetindo como um papagaio. Ser capaz de se fazer entender é um dos superpoderes que todos nós queremos ter! Ver outro ser humano finalmente se comunicar na língua dos outros é algo digno de um Oscar.
Ao longo do livro, também encontramos várias dicas de ensino, tanto para professores iniciantes quanto para aqueles mais experientes que já estão a caminho do burnout com os alunos falantes no WhatsApp. Higor faz questão de lembrar que ensinar inglês é uma jornada, e não uma corrida, e que cada aluno é um universo diferente - um ótimo lembrete para aqueles dias difíceis.
Por fim, se você é professor ou está pensando em se aventurar no mundo de ensinar inglês, este volume é seu mapa do tesouro para encontrar a melhor forma de se comunicar com seus alunos e ajudá-los a desfrutar da língua. É uma leitura que promete transformar um monólogo em um verdadeiro espetáculo!
Spoiler: Ah, e só pra avisar, ao terminar o livro, você pode muito bem acabar falando inglês como um nativo ou apenas se divertindo muito mais ao ensinar - o que já é uma grande vitória!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.