Resumo de Minidicionário da língua portuguesa, de Evanildo Bechara
Amplie seu vocabulário com o Minidicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara e descubra as origens intrigantes das palavras.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você já sonhou em se tornar o conquistador das palavras ou, quem sabe, o próximo grande poeta do Brasil, mas sente que seu vocabulário é limitado a "oi" e "tchau", chegou a hora de conhecer o Minidicionário da língua portuguesa, do Evanildo Bechara. Preparado para nos guiar por esse labirinto de palavras, Bechara, que é basicamente o Harry Potter do mundo da linguística, nos entrega um verdadeiro mapa do tesouro para entendermos e usarmos a língua portuguesa.
Num total de 1024 páginas (sim, você leu certo), esse minidicionário não é exatamente "mini" se considerarmos que ele poderia ser usado como um peso de papel em caso de emergência. Mas vamos lá: o livro traz uma coletânea vasta de palavras, significados e, em algumas ocasiões, até exemplos de uso. É como ter um professor de português no bolso, pronto para desferir um golpe fulminante na sua falta de sinônimos.
Para começar, o nosso amigo Bechara se preocupa muito em incluir questões de combinação e formação de palavras. Isso mesmo! Palavra que se junta a palavra e forma uma nova, como se fosse um casamento evolutivo, com direito a festa e tudo. Você já se perguntou o que acontece quando um "cachorro" e um "quente" se unem? Spoiler: gera um "cachorro-quente", que é bem mais saboroso que a média.
E se você está pensando que esse dicionário é só um amontoado de definições, você está enganado! Bechara ainda nos brinda com etimologias! São aquelas histórias sobre como as palavras nasceram, quase como contos de fadas. Você vai descobrir que muitos termos têm origens bastante intrigantes e, quem sabe, até dar uma de professor em uma roda de amigos.
Outro ponto que não pode passar despercebido é a diversidade linguistic. Não, não estamos falando de um reality show com pessoas de várias partes do Brasil, mas sim das variações da língua em diferentes regiões. Você vai entender, por exemplo, que "trem" em Minas pode não significar exatamente um veículo de transporte ferroviário (trem, na verdade, é tudo que serve!). E assim, você vai ganhando gato por lebre com as palavras, ampliando seu arsenal linguístico.
Resumindo: o Minidicionário da língua portuguesa é definitivamente uma leitura obrigatória para quem deseja dominar a língua. Além de ser um verdadeiro banquete verbal, você garantidamente vai se sentir mais confiante a cada uso de "ultrajante" ou "perspicaz". E quem sabe, depois de algumas consultas, você não acaba escrevendo algo que impressiona até mesmo o seu professor de português?
Spoiler alert: não há finais felizes ou tristes aqui, apenas a continuação de um vocabulário mais rico e bem estruturado. Então, a única coisa que pode "doer" é ver seu amigo se surpreender com seus novos conhecimentos linguísticos. Prepare-se para ser o novo dicionário ambulante da roda de amigos!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.