Resumo de Instrução Redemptionis Sacramentum - Doc. 16: Sobre alguns aspectos que se deve observar e evitar acerca da S. Eucaristia, de Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacra
Resumo de Instrução Redemptionis Sacramentum - Doc. 16: Sobre alguns aspectos que se deve observar e evitar acerca da S. Eucaristia, de Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
domingo, 17 de novembro de 2024
A Instrução Redemptionis Sacramentum é um documento que surgiu como uma tentativa de colocar a casa em ordem (ou melhor, a Igreja) quando o assunto é a Sagrada Eucaristia. Se você achava que a Missa era só um momento de rezar e comer um pedacinho de pão, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos veio dar aquela chamada de atenção, mostrando que o negócio é bem mais profundo e cheio de regras do que parece.
Primeiramente, vamos lá: esse documento tem como objetivo esclarecer alguns pontos sobre a Eucaristia. Ele fala sobre o que deve ser observado e, principalmente, o que deve ser evitado nesta celebração. Embora o documento não seja uma receita de bolo, é quase isso! Afinal, quem não gosta de um bom passo a passo?
Entre os principais tópicos abordados, está a importância da reverência e da pureza na celebração. Não dá para sair fazendo tofu na missa! É preciso garantir que tudo seja feito com o devido respeito. Os sacerdotes devem se comportar como que acabaram de sair de uma revisão de vestuário - nada de roupas amassadas ou sandálias chanfradas. Aliás, há uma ênfase no uso de vestimentas adequadas, com direito a não deixar a sua roupa da balada entrar em um ambiente tão sagrado.
Além disso, o documento toca na questão do sacramentalismo. Ou seja, a Eucaristia não é apenas um símbolo, mas uma verdadeira realidade divina. Então, é bom lembrar: não adianta nada só fazer de conta que está tudo bem, se a espiritualidade não está acompanhando! Os fiéis são chamados a se preparar de maneira adequada para receber a Sagrada Comunhão. Nada de chegar em cima da hora, depois de um churrasco, por favor! Isso não é um apelo a um buffet livre, amigos.
Outra parte que merece destaque é a questão dos ministros extraordinários da Eucaristia. O documento é bem claro ao afirmar que eles devem ser devidamente preparados e não pode ter qualquer um distribuindo hóstia como se fosse um bazar. Afinal, estamos lidando com pão e vinho que viram, pelo poder do Espírito Santo, o corpo e o sangue de Cristo. Não é todo dia que isso acontece, não é mesmo?
E, prepare-se, porque vamos aos spoilers: a Redemptionis Sacramentum também menciona que o uso da Sagrada Eucaristia fora da Missa - como em eventos ou cerimônias - deve ser tratado com muita vigilância. A ideia aqui é proteger a dignidade do sacramento, para que ele não se torne só mais um item da lista de compras do mês. Então, nada de sacralidade misturada com banalidade, por favor!
Para encerrar, a Instrução se apresenta como um guia vital para a celebração da Eucaristia e um lembrete de que cada gesto, cada palavras e cada ritual tem um significado profundo. E sempre lembram: se a missa pode ser um ato de fé poderoso, que seja feito com o coração e com a meticulosidade de um chef preparando o seu prato mais requintado.
Em suma, a Instrução Redemptionis Sacramentum é uma verdadeira aula de como fazer da celebração da Eucaristia algo digno e respeitável. E se você acha que pode ignorar isso, é bom rever os seus conceitos... e as suas vestimentas!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.