Resumo de Pedagogia Musical Brasileira No Século XX: Metodologias E Tendências, de Ermelinda Azevedo Paz
Mergulhe no fascinante mundo da Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, onde metodologias e tendências se entrelaçam com a rica cultura musical do Brasil.
domingo, 17 de novembro de 2024
Ah, a Pedagogia Musical Brasileira no Século XX! Um título que já promete muito, mas não se engane: não estamos aqui para dançar ou tocar flauta, mas sim para mergulhar em um tema fascinante de métodos e movimentos que moldaram a educação musical no Brasil durante esse tempão.
A obra de Ermelinda Azevedo Paz é como um passeio por um samba de roda: cheia de ritmos, variações e, claro, muita história! Vamos deixar claro que a autora não vem com fórmulas mágicas para fazer de você o novo maestro da orquestra sinfônica, mas sim de forma desbravadora nos apresenta as metodologias que transformaram a educação musical no país.
Para quem pensa que a educação musical é só ensinar notas e partituras, é melhor se preparar, pois Ermelinda vai além! Ela explora as tendências pedagógicas e as metodologias que surgiram e se adaptaram à nossa rica cultura musical. É como se ela fosse a Malu Mulher da educação musical: enfrentando os desafios, mas sempre buscando soluções criativas e inovadoras.
O livro discorre sobre os impactos de movimentos culturais e sociais na formação musical. Sabia que durante o século XX, o Brasil passou por uma série de transformações, como a modernização e a urbanização? Pois é! E a música, como boa colega dos humanos, não ficou de fora da dança. A cultura popular, a música erudita, e suas intersecções, tudo isso está aqui, registrado com muito carinho e um olhar crítico.
Entre as páginas, encontramos referências a grandes figuras e correntes que influenciaram a pedagogia musical, como a importância da infância e da educação básica para a formação de músicos. É como dizer: "se você quer que o menino aprenda a tocar violão, o melhor é começar quando ele ainda estiver tentando aprender a amarrar o cadarço!"
E não se esqueça das novas possibilidades trazidas pela tecnologia e a necessidade de adaptação às mudanças. Ermelinda traz uma crítica afiada sobre como essas mudanças impactaram a forma de se ensinar e aprender música. Ela basicamente responde à pergunta "será que o TikTok vai substituir as aulas de música?" com um "depende do professor". Spoiler: a resposta é sim, se o professor não estiver preparado!
A leitura é leve, mas repleta de conteúdos e referências que podem fazer seu cérebro tocar um solo de guitarra (ou pelo menos aqueles acordes bem ensaiados). Portanto, se você é um educador, músico ou apenas um curioso pela música brasileira, vale a pena mergulhar de cabeça nesse belo estudo que, além de divertido, é extremamente enriquecedor.
Enfim, Pedagogia Musical Brasileira no Século XX não é só um livro; é uma verdadeira música de aprendizado que desafia a cada nota e a cada ritmo, mostrando que a educação musical é tão rica quanto a própria música brasileira. Então, prepare sua melhor batida e vá desvendar os segredos da pedagogia musical!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.