Resumo de Gols, Risos e Outras Artes do Futebol, de Domingos dos Santos
Experimente uma nova perspectiva sobre o futebol com 'Gols, Risos e Outras Artes do Futebol'. Ria e reflita sobre a arte do esporte brasileiro.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você pensou que futebol era só uma questão de 90 minutos correndo atrás da bola, prepare-se para uma verdadeira revolução na sua forma de ver o esporte! No livro Gols, Risos e Outras Artes do Futebol, o autor Domingos dos Santos nos brinda com uma visão mais ampla, cheia de técnica, simpatia e, claro, algumas boas risadas.
Comecemos pela apresentação do futebol como uma das maiores paixões do Brasil. Domingos nos conta que, além dos gols e das jogadas incríveis, há uma arte nesse esporte que vai muito além do que a maioria dos torcedores consegue perceber. Ou seja, por trás de cada drible e cada cobrança de falta, há uma história a ser contada. Quem diria que até aquele famoso "pênalti perdido" podia ser considerado uma obra de arte? Pois é! Você só precisa olhar com os olhos certos e uma boa dose de humor.
A estrutura do livro nos leva por diversas crônicas, que se assemelham a pequenos contos sobre a relação apaixonada entre o povo brasileiro e seu amado futebol. Domingos transita entre memórias, reflexões e alguns episódios hilários. E se você está pensando que a parte cômica é só um acompanhamento, enganou-se. O autor faz questão de mostrar que o futebol, além de ser um esporte sério, pode - e deve - ser encarado com muito bom humor.
O livro também menciona algumas figuras icônicas do futebol, desde jogadores até torcedores. Cada um, do seu jeito, mostra que o futebol é um verdadeiro palco, onde as pessoas podem se expressar através da paixão, da triste derrota ou da euforia da vitória. E aqui vai um spoiler que não é lá muito chocante: as emoções estão sempre à flor da pele, e a alegria é o que prevalece!
Domingos não esquece de trazer para o texto algumas das situações mais engraçadas que viveram os jogadores e os torcedores. Aquelas histórias de quando a bola não entra, mas o sorriso nunca se vai! Sim, no fundo, a verdadeira arte do futebol tem a ver com a habilidade de rir de si mesmo, mesmo quando o seu time perde no último minuto. Ele também discute o papel da torcida, que faz toda a diferença (e, vamos combinar, é o verdadeiro 12º jogador, mesmo que às vezes eles só façam barulho).
Concluindo, Gols, Risos e Outras Artes do Futebol não é um livro para apenas ser lido; ele é um convite a refletir e sorrir sobre a arte que existe dentro e fora das quatro linhas. Portanto, prepare-se para uma leitura leve, divertida e, principalmente, cheia de amor pelo futebol. Com certeza, você vai olhar para o próximo jogo de uma maneira diferente, e quem sabe até se pegar rindo com os amigos ao relembrar as crônicas de Domingos!
Então, da próxima vez que você olhar para o campo, lembre-se: futebol é arte, e a risada é a melhor torcida que você pode ter!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.