Resumo de Entre o Lulismo e o Ceticismo: um Estudo com Bolsistas do Prouni de São Paulo, de Henrique Costa
Embarque em uma análise instigante sobre como os bolsistas do Prouni em São Paulo vivem entre Lulismo e Ceticismo. Uma leitura divertida e reflexiva!
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para mergulhar em um verdadeiro "balaio de gatos" sociopolítico, onde Henrique Costa nos apresenta "Entre o Lulismo e o Ceticismo". Aqui, o autor se propõe a analisar a vida dos bolsistas do Prouni em São Paulo e como essas criaturas maravilhosas navegam entre as ondas do lulismo e os mares tempestuosos do ceticismo. Porque, convenhamos, entender as complexidades do Brasil atual é quase uma missão impossível, mas alguém tinha que tentar!
Vamos ao que interessa: o estudo. Costa analisa como os bolsistas do Prouni (aquele programa maroto que dá bolsas de estudo no ensino superior para quem está com a grana curta) balançam entre duas grandes correntes de pensamento - o lulismo, que basicamente é o amor incondicional pelo ex-presidente (sim, aquele mesmo que todo mundo tem algo a dizer, seja pra amar ou detestar) e o ceticismo, que é quando você olha para tudo isso e diz: "espera aí, algo está errado". E, gente, como não estar cético no Brasil de hoje, né?
O autor faz uma pesquisa de campo, conversando com os bolsistas e tentando entender como eles enxergam o impacto do Prouni em suas vidas. É um verdadeiro tour pelas cabeças desses estudiantes, que vão desde os que veem o programa como um verdadeiro "bilhete premiado" até aqueles que acham que é um trote da vida. Quem nunca?
Costa também discute o papel do Estado e como ele se posiciona nessa história toda. Afinal, estamos falando de um governo que, por um lado, tenta promover a inclusão social e, por outro, sempre tem alguém gritando "é tudo mentira!" na esquina. Ele explora a tensão entre a esperança e a desconfiança, mostrando que, se tem algo que as pessoas estão certas em questionar, é o que se passa entre os corredores das universidades.
A parte mais interessante, porém, é quando ele traz à tona a questão da identidade. Afinal, quem são esses bolsistas? São apenas números em um programa ou serão os futuros líderes que vão mudar o Brasil? A resposta, meus amigos, pode ser mais complicada do que um quebra-cabeça de mil peças em um dia de ventania.
E, batendo naquela velha tecla da reflexão crítica, o autor lida com a relação dos jovens com a política e com as promessas que nunca são entregues. É como esperar um lanche no delivery que nunca chega: a frustração é grande e a expectativa também. E não, não estamos falando só de comida aqui.
Por fim, é um livro que, sem dúvida, faz você pensar e rir em meio ao caos da política brasileira, porque, se não fossem as risadas, seria bem mais difícil sobreviver a essa montanha-russa de emoções. Então, se você quer entender um pouco mais sobre os dilemas dos jovens bolsistas, pegue uma xícara de café e se prepare para navegar entre Lulismo e Ceticismo como se não houvesse amanhã!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.