Resumo de Tarzan, de Edgar Rice Burroughs
Embarque na aventura de Tarzan, o homem-selva, e descubra sua luta entre amor e identidade em meio à selva e à civilização.
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se para uma aventura repleta de gritos de gorila, escaladas em árvores e um protagonista que, se pegasse uma bolsa de estudos, definitivamente pediria uma em Biologia. Tarzan, o famoso filho das selvas, é um verdadeiro ícone literário que nos apresenta uma história de amor, autodescoberta e um pouco de drama familiar.
A trama começa com um casal de aristocratas britânicos, Lord e Lady Greystoke, que, em um rompante de "vamos viver como os selvagens", decidem ir para uma praia isolada na África. Não demora muito e eles acabam sendo assassinados por um grupo de gorilas (porque, aparentemente, quem não ama um bom drama de família?), mas o que realmente importa aqui é que um bebê, encontrado por uma fêmea de gorila, sobrevive e é adotado pela nova matriarca da tribo.
Nosso herói, que vai receber o nome de Tarzan, cresce em meio a troncos e folhas e aprende a falar a língua dos macacos (nada mal para quem não teve aulas no inglês britânico). Com o passar dos anos, ele se torna um musculoso e ágil homem-selva, que definitivamente não está nem um pouco familiarizado com a civilização humana e, convenhamos, isso fica claro em suas tentativas de interação social. Aparentemente, o contato humano só acontece quando ele se depara com uma expedição, e se você acha que ele vai ser o "doutor da selva", está muito enganado!
A história dá uma guinada quando Tarzan conhece Jane, uma mulher que está mais perdida que GPS sem sinal no meio da floresta. O amor surge como um furacão entre esses dois, e as coisas ficam ainda mais emocionantes quando Tarzan tenta entender como funciona esse tal de romance. Por outro lado, Jane, que é uma verdadeira Lady, deve achar que seu príncipe é apenas uma edição especial do Tarzan do Disney+, versão sem roupa.
Os grandes temas da obra incluem a luta entre as duas naturezas - a do homem e a da selva. Tarzan se debate, em um belo clássico de Who Am I?, entre seu lado primitivo e seu lado civilizado, ambos habitando as memórias de seu passado e o que deveriam ser seus futuros. Além disso, temos vilões, muitas reviravoltas, e até mesmo um choque cultural que vai deixar qualquer um confuso. Spoiler alert: Tarzan, no final das contas, não é exatamente o rei da selva que todos esperavam, mas sim um bom rapaz que decide que a terra de seus pais é mesmo a sua casa.
E a tensões entre o amor e a selva se desenrolam em meio a muitos momentos que fazem você rir, chorar e pensar na sua própria vida (ou pelo menos na sua relação com plantas e animais de estimação).
Em suma, Tarzan, o famoso "homem das selvas", traz uma mistura de aventura, romance e a eterna busca por identidade. Uma história que, se você não leu ainda, pode ir se preparando para uma série de julgamentos (e algumas comparações com filmes que até os gorilas devem achar exagerados). Então, pronto para se juntar a esse filho da selva na próxima expedição?
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.