Resumo de Tolos e Mortais, de Bernard Cornwell
Prepare-se para uma viagem épica com 'Tolos e Mortais', onde política, traição e batalhas marcam as aventuras de Uhtred na Inglaterra medieval.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você já se perguntou como seria uma mescla de Game of Thrones com um dia de sol, eu te apresento Tolos e Mortais, do mestre Bernard Cornwell. Aqui, tudo começa com uma dose de política, guerra e, claro, algumas pitadas de traição - porque o que seria de um romance histórico sem um bom drama, não é mesmo?
A história se desenrola na Inglaterra medieval - sim, aquele lugar onde as pessoas usavam roupas feitas de pano de saco e tomavam banho uma vez por ano, se tanto. O nosso protagonista, o famoso e, às vezes, muito mal-humorado, Uhtred de Bebbanburg, está de volta com suas aventuras. E, como todo bom personagem que se preze, ele tem uma família que o ama, mas que também não hesita em querer cortá-lo em pedacinhos em nome da herança.
A trama é repleta de reviravoltas, já que Uhtred está entrelaçado em uma intriga que envolve reis, batalhas e, claro, a eterna busca pelo poder. Em um momento ele é leal à Inglaterra, no outro ele é leal ao seu próprio desejo de vingança. Ou seria só lealdade à própria pele? Ah, dilemas morais, como vocês só fazem a gente amar!
No meio dessa salada de acontecimentos, conhecemos outros personagens igualmente memoráveis. Como, por exemplo, o rei Alfred, que tem tanto poder que poderia facilmente ser chamado de "O Rei que Não Sabe o Que Faz". Isso mesmo, porque muitas vezes ele toma decisões que fazem Uhtred soltar aquela famosa expressão: "Créditos, meu amigo, você realmente vai por esse caminho?" É quase uma novela, mas em vez de clima, temos espadas e sangue.
E, advinha? Tem guerra, e muita! A leitura vai te levar por enormes batalhas, onde espadas colidem e os escudos estalam como pipoca na panela. Cenas de luta são desenhadas com tanta precisão que você quase consegue sentir o cheiro de suor e... não, pera. Isso é só o seu vizinho cozinhando.
Além disso, é impossível não mencionar a crítica social que permeia a narrativa: uma exploração de como os "tolos" são, na verdade, os que comandam as tropas e os "mortais" são aqueles que precisam lutar. Ah, a ironia! Ao longo do livro, Cornwell nos mostra que se manter vivo em tempos de guerra é uma arte, e que, às vezes, ser "tolo" pode ser a única opção sensata.
E agora, cuidado com os spoilers, mas não posso deixar de comentar: o livro nos reserva um final que pode deixar alguns leitores de queixo caído! Uhtred toma decisões que vão impactar não só sua vida, mas todo o futuro do reino. Então, segure-se na cadeira, porque a montanha-russa emocional só está começando!
Em resumo, Tolos e Mortais é uma verdadeira viagem ao passado, com personagens tão tridimensionais que parecem sair das páginas e te dar um tapa na cara. Cornwell sabe como prender a sua atenção e, se você gosta de madames em armaduras, guerras desferidas a espada e uma boa dose de sarcasmo medieval, então essa obra é para você.
Então, já está preparado para mergulhar nas artimanhas de Uhtred e ver como ele vai se sair dessa? Certamente, você não vai querer ser um dos "mortais" que fica de fora dessa diversão!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.