Resumo de Teorias da Comunicação de Massa, de Sandra J. Ball-Rokeach e Melvin Defleur
Entenda como 'Teorias da Comunicação de Massa' aborda a influência da mídia na sociedade e as funções que moldam nossa percepção do mundo.
sábado, 16 de novembro de 2024
Se você está aqui para desvendar os segredos da via crucis da comunicação de massa, bem-vindo ao clube! "Teorias da Comunicação de Massa" é aquela leitura que explica por que você recebe, pelo menos, uns mil anúncios de produtos que você nunca quis no seu feed e, claro, porque o "Big Brother" é um fenômeno social. Vamos lá!
Começando pelo básico, os autores nos jogam na arena da comunicação de massa com sua "Teoria da Mídia", que não é apenas um balde de dados, mas sim um entendimento de como a mensagem se transforma no que você vê, ouve e lê. Os autores discutem como a mídia não é só um canal, mas uma ferramentona poderosa capaz de moldar a sociedade. Algo como o superpoder do Homem Aranha, mas com mais gráficos e menos teias.
Os teóricos nos introduzem ao conceito de que as mensagens não brotam do nada; elas são produtos de contextos sociais, políticos e culturais. Para quem não está muito por dentro, isso significa que a mídia é o reflexo da sociedade. Então, quando você vê algo bizarro na TV, lembre-se: isso é um choque da sociedade sendo servido com um copo de audiência!
Outro ponto que os autores discutem são as funções da comunicação de massa. Basicamente, a comunicação não é só para entreter - ah, não mesmo! Ela também informa, mobiliza e, pasmem, até ensina! E sim, também faz você se perguntar por que você viu aquele reality show na noite de terça-feira. São as funções da TV, meu amigo, parando vidas e criando novos fanáticos!
Em sua abordagem empírica, Ball-Rokeach e Defleur falam sobre a disseminação de informações. Não é só que você tropeça em um post interessante; é que você ABSORVE essas ideias que mudam seu entendimento sobre o mundo de maneira gradual. Faça um teste: meça sua irritação ao ouvir a mesma música de novo e de novo e tente não lembrar que isso é como a repetição na publicidade. É quase uma lavagem cerebral, mas uma que você pediu!
E aqui vai um spoiler: no fim das contas, os autores nos ensinam que a comunicação de massa molda não apenas a opinião pública, mas também cria a percepção da realidade. Então, quando você fica obcecado por selfies de influencers, saiba que eles podem ser o reflexo do que a sociedade aprecia. Spoiler alert: nem tudo que brilha na rede é ouro!
Além disso, Ball-Rokeach e Defleur não estão sozinhos nesse barco; eles trazem referências de outros teóricos que também contribuem para a compreensão de como a comunicação de massa funciona. E vamos ser sinceros, quanto mais teóricos, mais divertido fica. É como uma roda de amigos discutindo quem é o melhor super-herói!
Por fim, saímos com a ideia de que estamos todos conectados em uma teia invisível de mensagens, interesses e - vamos admitir - influências que moldam nosso comportamento. E a comunicação de massa? Ah, essa é a grande estrela desse show! De forma leve e bem humorada, os autores são os guias que nos levam por essa montanha-russa de informações.
E lembre-se: da próxima vez que você der uma folheada no livro, assista a TV ou checar suas redes sociais, tenha em mente que você não está só. Você é parte desse maravilhoso (e, às vezes, caótico) jogo de comunicação de massa!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.