Resumo de Platonico, de Ana Luiza Savioli
Mergulhe nas confusões de 'Platonico' de Ana Luiza Savioli. Uma reflexão leve e bem-humorada sobre amizade e amor em um universo complexo.
domingo, 17 de novembro de 2024
Imagine um universo onde os relacionamentos são tão complexos que até os mais quadrados se sentiriam em um filme de David Lynch. É assim que Platonico se apresenta, uma obra que faz a gente refletir sobre a tão falada, mas muitas vezes mal compreendida, amizade platônica. E aí, que tipo de amor é esse que vive nas interseções entre a paixão e a amizade? Prepare-se, porque vamos explorar isso de um jeito leve e bem-humorado.
O enredo segue as desventuras de personagens envoltos em um emaranhado de emoções e dilemas contemporâneos. Aqui, você vai encontrar pessoas que parecem saber tudo sobre a vida, mas que, na verdade, estão tão perdidas quanto um meme na linha do tempo do seu avô. Temos a protagonista, que navega entre a amizade e a atração, questionando se dar "um passo além" seria um erro ou a maior sacada da sua vida.
Em meio a diálogos que poderiam muito bem ser a trilha sonora de uma série da Netflix, os personagens refletem sobre suas próprias inseguranças e anseios. Afinal, quem nunca se pegou pensando se um "eu te amo" de amigo pode ser mais do que uma simples cortesia? Savioli instiga o leitor a pensar sobre essas relações em que o amor e a amizade dançam uma valsa de passos confusos e, muitas vezes, engraçados.
E para você que está pensando que estamos falando de uma obra onde os personagens ficam só na budega filosofando, calma! Há também segredos escondidos, desilusões e uma boa dose de reviravoltas. A vida não é só poesia, e Platonico consegue capturar isso sem perder a leveza. Em alguns momentos, a trama pode ser tão intensa que você vai sentir que a protagonista poderia ter feito um TikTok sobre isso!
Agora, vamos falar de spoiler (por sua conta e risco, hein?). O que acontece quando você finalmente decide "dar aquele passo" e percebe que o seu melhor amigo tem um gosto pela música que te deixa com vontade de enfiar uma colher nos ouvidos? Pois é, a complexidade dos relacionamentos é a verdadeira estrela dessa obra: nem sempre o que parece bom nas redes sociais realmente é.
Por fim, Platonico é um convite para mergulhar nesse mar de confusões e risadas, refletindo sobre o que é ser amigo e se existe espaço para algo mais. E, claro, te faz querer correr, abraçar e questionar toda e qualquer relação ao seu redor. No fim das contas, será que a amizade platônica é realmente tão pura ou ela carrega um quindim de emoções não ditas? A resposta, meu caro leitor, é que compõe a beleza da jornada pela qual Ana Luiza Savioli nos leva. Então, prepare-se para rir, se emocionar e, quem sabe, repensar suas próprias amizades!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.