Resumo de Os Pilares da Terra, de Ken Follett
Mergulhe na saga épica de 'Os Pilares da Terra', onde construção de catedral e intrigas medievais se entrelaçam. Uma crítica social imperdível!
domingo, 17 de novembro de 2024
Em Os Pilares da Terra, o autor Ken Follett nos transporta para a Inglaterra do século XII, um período em que a moda era viver com catástrofes e intrigas. É aqui que gira nossa trama, em torno da construção de uma catedral na fictícia cidade de Kingsbridge. E sim, estamos falando de uma catedral, não de uma pracinha com um parquinho, então, prepare-se, porque a construção desse monumental prédio é uma verdadeira saga.
Tudo começa com a morte do Rei Henrique I, que deixa o trono em uma balança de dois lados: a disputa entre os irmãos e uma guerra civil tão bagunçada que poderia facilmente ganhar o título de "melhor série da Netflix". Entre esses conflitos, nós encontramos o nosso protagonista, o monge Tom Builder, que tem a audácia de sonhar em construir a tal catedral - sonho esse que, ao que parece, não vai ser nada fácil de realizar. E spoiler: se você achou que ia ser só "levanta um tijolo, coloca outro", seu amigo, tá muito enganado!
Mas não estamos apenas acompanhando Tom. A história é uma pendenga de personagens que, se fossem um grupo do WhatsApp, estariam sempre em briga. Temos a bela Aliena, que se transforma de nobre em camponesa e vice-versa - uma verdadeira montanha-russa de status social. E não podemos esquecer do vilão da história: o ambicioso e desonesto William Hamleigh, que parece que perdeu a aula sobre respeito ao próximo. O cara é tão escroto que poderia ser o exemplo de como não se deve agir.
À medida que a história avança, a construção da catedral se torna uma metáfora para as vidas interligadas dos personagens, que precisam enfrentar fome, traição, amor e até assassinatos (sim, foi escolhido um caminho sombrio para essa jornada). Com várias reviravoltas, Follett não apenas nos entrega um épico de construção, mas uma crítica social ao mostrar como a estrutura de poder (e os tijolos da catedral) está diretamente relacionada ao destino das pessoas.
E claro, prepare-se para os plot twists. Tem traição que deixa qualquer novela mexicana no chinelo, e mortes que fazem você se perguntar: "quem sobreviveu a essa bagunça toda?". Para quem adora um drama com construção de um prédio como pano de fundo, você encontrou o livro perfeito.
E não se esqueça, este resumo não mostrou todo o jogo, mas garantiu que você sinta o calor do fogo que arde nas mentes de quem deseja derrubar ou levantar pilares, tanto da catedral quanto da própria sociedade. Então, se você vai mergulhar nesta leitura, prepare-se para uma verdadeira obra que, se tivesse um slogan, seria algo como "Construir não é só colocar tijolo, é suportar a vida e seus pesadelos".
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.