Resumo de Antologia Pernambucana de Folclore, de Mário Souto Maior
Mergulhe nas lendas e contos da Antologia Pernambucana de Folclore, de Mário Souto Maior, e descubra a riqueza cultural do Brasil em cada página.
domingo, 17 de novembro de 2024
Se você está pensando em se aprofundar no folclore pernambucano e não sabe por onde começar, pode se preparar para uma verdadeira viagem por histórias que vão fazer você rir, chorar e, quem sabe, querer dançar um frevo! Antologia Pernambucana de Folclore, escrito pelo sempre genial Mário Souto Maior, é um verdadeiro baú de tesouros culturais recheado de lendas, contos e personagens que fizeram e ainda fazem parte do imaginário popular de Pernambuco.
Neste primeiro volume, o autor se propõe a nos apresentar uma coletânea de narrativas que refletem a cultura e as tradições do estado, trazendo à tona as vozes que habitam as ruas, praças e, por que não?, até as festas juninas. Afinal, como resistir a uma história de Saci que, diga-se de passagem, até tenta enganar um ou outro sertanejo, mas no fim, acaba mais enrolado do que pipoca no saco? O que Souto Maior faz é juntar esses contos, como quem prepara um cuscuz, misturando os ingredientes certos para que tudo fique bem temperado.
Entre as personagens, encontramos figuras como o Caboclo de Lança e a Mãe D'Água, que nos ensinam que, em Pernambuco, até a natureza tem seus próprios mitos, e fuja de roupas brancas perto da água, viu? O resumo aqui é que os habitantes locais têm uma relação com o sobrenatural que vai além do esperado, e a cada página, Mário nos leva a ver e entender as mensagens escondidas nas sombras das árvores e nos sussurros das brisas.
Spoilers à vista! Se você acha que o folclore é apenas um conjunto de histórias bobas, está muito enganado! O autor usa a riqueza de cada narrativa para nos transmitir lições de vida - e olhe que não é só sobre cuidar bem do seu Tio Zé na roça. Tem muito do que se apreender sobre a resistência cultural, o modo de vida das comunidades e a magia que ainda pulsa no cotidiano de cada pernambucano. E não vamos esquecer do lado cômico, né? Algumas lendas são tão absurdas que só mesmo o folclore para explicar como um _fantasma_ pode virar amigo de um vira-lata!
Um dos pontos altos do livro é o modo como Souto Maior faz um convite a todos: descobrir e resgatar essa riquíssima tradição popular. Afinal, quem não gostaria de se tornar um verdadeiro folclorista à la Pernambucana? E, se algum dia você ouvir um pássaro cantando ao amanhecer, pode ser apenas um pássaro - ou aquela famosa festa de São João vinda direto do folclore!
Por fim, fica a dica: se você ainda não se encantou por essas histórias, pegue seu chapéu de couro e faça as malas, porque a Antologia Pernambucana de Folclore está aqui para abrir as portas para um mundo onde a realidade e o imaginário dançam juntos em uma ótima quadrilha. É cultura popular com um toque de charme e muito, mas muito assunto para discutir em volta da mesa com um bom café. Salve o folclore!
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.